Cidade do Grande Recife proíbe uso de máscara em festas de Carnaval
Prefeitura de Araçoiaba disse que medida visa garantir mais segurança e organização durante o período de folia


Camila Stucaluc
A prefeitura de Araçoiaba, no Grande Recife, anunciou a proibição do uso de máscaras e adereços que cubram totalmente o rosto durante o Carnaval. A medida vale para festas de ruas, praças e polos de animação do município.
Segundo a gestão, a decisão é baseada em uma lei municipal de 1998. O texto determina a proibição permanente do uso de máscaras como fantasia carnavalesca, abrindo exceção para integrantes de blocos cadastrados e identificados previamente pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo da cidade.
Ao anunciar a medida, a prefeitura afirmou que a identificação facilita a atuação preventiva das forças de segurança, evitando crimes e confusões durante as festividades. Durante o patrulhamento, a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Guarda Municipal poderão abordar pessoas com o rosto coberto e solicitar a retirada do item.
“A medida garante mais segurança, organização e tranquilidade para todos. Diante disso, pedimos a colaboração de todos no cumprimento da proibição, contribuindo para um Carnaval mais seguro, organizado e tranquilo para toda a população”, disse a prefeitura.
Essa não é a primeira vez que uma cidade brasileira proíbe o uso de máscaras no Carnaval. Em 2012, a Justiça da Paraíba proibiu o uso e a venda do artigo durante o período de folia no município de Queimadas, após um caso de estupro coletivo em uma festa de aniversário. O mesmo foi feito em São Luís (MA) em 2009, como forma de coibir a violência na cidade.









