Publicidade
Mundo

O que muda com a saída do Reino Unido da União Europeia

As regras do Pós-Brexit já serão sentidas na próxima semana

Imagem da noticia O que muda com a saída do Reino Unido da União Europeia
Assinatura acordo Pós-Brexit - Pippa Fowles / No 10 Downing Street
• Atualizado em
Publicidade
Começa a valer hoje o acordo que definiu o futuro das relações entre Reino Unido e União Europeia depois do Brexit ? a saída dos britânicos do bloco.

O Reino Unido deixou oficialmente a UE em 31 de janeiro de 2020, mas continuou aplicando suas normas durante um período de transição que terminou na noite de quinta (31.dez).

As mudanças começarão a ser sentidas já na próxima semana, sobretudo em áreas como o turismo, comércio e serviços.

O controle de fronteiras é das primeiras mudanças que será notada. Os britânicos deixam de usufruir da livre circulação entre os Estados-membros da União Europeia. Passam a ter que apresentar passaporte e seguro de saúde.

O acordo de comércio pós-Brexit livrou as empresas britânicas de taxas e quotas, mas a burocracia vai aumentar. Vários produtos passam a estar sujeitos a controles fronteiriços, que pode significar custos adicionais.

Receia-se também maior demora na travessia para França.

As empresas britânicas também perdem o direito de atuar no mercado europeu sem que tenham uma filial num dos Estados-membros. E caso os britânicos queiram passar a viver num país europeu, deixam de ter direito garantido de permanência.

O mesmo acontece em sentido inverso, ou seja, se um europeu quiser residir em território britânico, passa a estar sujeito a um processo burocrático.

Profissões como a de médico ou arquiteto deixam de ter as qualificações reconhecidas de forma automática no Reino Unido. E os estudantes também vão sentir impacto destas mudanças porque os britânicos abandonam o programa Erasmus.

Boris Johnson anunciou, entretanto, que o executivo pretende criar um programa alternativo já em 2021. O Governo britânico tem feito várias campanhas de informação e garante que tudo fará para tornar o caminho o mais ágil possível, mas já reconheceu que os primeiros meses desta nova vida fora da União europeia não vão ser fáceis.

Não mudam, no entanto, as regras ambientais ou de direito do trabalho.
 
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade