Publicidade
Justiça

Mendonça prorroga prazo para implementação do regime monofásico de ICMS

A monofasia do ICMS sobre o combustível foi regulamentada por lei sancionada por Bolsonaro neste ano

Imagem da noticia Mendonça prorroga prazo para implementação do regime monofásico de ICMS
Profissional segura mangueira de bomba de combustível, próximo a tanque de veículo (Agência Brasil)
• Atualizado em
Publicidade

Atendendo pedido feito pelo presidente do Colégio Nacional de Procuradores Gerais dos Estados e do Distrito Federal (Conpeg), Eduardo Cunha da Costa, o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), prorrogou por mais 30 dias o prazo para implementação do regime de cobrança monofásico, com alíquotas uniformes, do ICMS sobre combustíveis.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Da Costa, que é o procurador-geral do Rio Grande do Sul, fez a solicitação nos autos da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7164. Em 19 de setembro, no âmbito desta, Mendonça já havia concedido prazo adicional de 30 dias, a contar da publicação da decisão, para os governos estaduais implementarem o regime monofásico, com alíquotas uniformes, referente ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços sobre combustíveis.

Na nova decisão, ele acolheu ponderações apresentadas pelo presidente do Conpeg e pelo Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz), mas pontuou que se não for feita a implementação "efetiva e legítima" do regime, ou seja, a decisão judicial for descumprida, serão apuradas responsabilidades, "sem prejuízo de outras medidas pertinentes à situação". O magistrado ainda abriu vista dos autos "a todos os sujeitos processuais do presente feito, especialmente os Presidentes da República, da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, mas também todos os Amicus curiae (amigos da Corte), para que, querendo, manifestem-se nos autos, no prazo de 15 dias, sobre as alegações trazidas na petição em tela ou tomem as providências que entenderem de direito".

A monofasia do ICMS sobre o produto foi regulamentada pela Lei Complementar nº 192, de 11 de março de 2022. Nesse regime, o imposto incide apenas uma vez no início da cadeia. A lei determinou também a cobrança de uma alíquota única do ICMS dos combustíveis em todos os estados brasileiros.

Veja também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade