Yuri Alberto e Memphis decidem, Corinthians vence o Vasco e conquista a Copa do Brasil 2025
Equipe comandada por Dorival Jr. supera o time carioca e volta a vencer a competição 16 anos depois

Antonio Souza
O Corinthians é tetracampeão da Copa do Brasil! O alvinegro venceu o Vasco por 2 a 1 neste domingo (21), no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.
Após 25 anos, o time paulista volta a superar o Vasco em uma decisão, reeditando a final do Mundial de 2000.
Com gols de Yuri Alberto e Memphis Depay, a equipe comandada por Dorival Júnior foi superior no confronto de 180 minutos, após o empate da última quarta-feira (17) na Neo Química Arena.
Com o título, o Timão volta a vencer a competição após 16 anos. A última conquista havia sido em 2009, quando o clube, ainda com Ronaldo Fenômeno no ataque, venceu a competição ao superar o Internacional na decisão.
Além do tão esperado caneco, a equipe paulista faturou R$ 100 milhões, prêmio pago pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ao longo das fases da competição. Por outro lado, o Cruz Maltino embolsou em torno de R$ 56 milhões pelo vice.
Dorival Junior se iguala a Luiz Felipe Scolari, o Felipão, com o treinador com mais títulos da competição, quatro ao todo. O treinador também conquista o seu terceiro título com equipes paulistas: Santos (2010), São Paulo (2023) e Corinthians (2025).
Como foi o jogo?
Se encontrando em uma final 25 anos depois, o jogo começou bem estudado entre as equipes. O Corinthians tentou fazer ligações diretas, enquanto o Vasco manteve o estilo de jogo de Fernando Diniz.
Aos 19 minutos, após belo lançamento de Matheusinho, Yuri Alberto dominou e deu um toque para tirar Léo Jardim da jogada, abrindo o placar para o Timão.
Após o gol, o Vasco passou a dominar as ações e foi para cima em busca do empate. Foi assim que, aos 41 minutos, o volante corintiano Martínez errou um passe no campo de ataque, o Vasco avançou pela direita com Andrés Gómez, que cruzou na cabeça de Nuno Moreira para empatar a partida.
A etapa final começou novamente com o Vasco dominando as ações e pressionando a equipe paulista no campo ofensivo.
Apesar da pressão, aos 17 minutos, Breno Bidon fez boa jogada e lançou Yuri Alberto pela direita. O atacante rolou para Memphis Depay, que empurrou para as redes, sem goleiro.
Com o título, o Corinthians se classifica para a fase de grupos da Libertadores 2025. Já o Vasco, que ficou em 14º no Brasileirão, jogará a Sulamericana.








