Eleição em Natal: Freire tem 52,2% das intenções de voto e Natália Bonavides, 46,2%, revela pesquisa
AtlasIntel mostra que deputada do PT deve perder para parlamentar do União Brasil na capital do Rio Grande do Norte
O deputado federal Paulinho Freire (União) lidera a corrida para a prefeitura de Natal. O candidato tem 52,2% das intenções de voto, ante 46,2% da também parlamentar Natália Bonavides (PT), segundo levantamento eleitoral da AtlasIntel, divulgada neste sábado (26), véspera do segundo turno das eleições municipais de 2024.
+ Lira se reúne com Zema para discutirem renegociação de dívida dos estados
Além disso, 0,4% dos eleitores responderam que não sabem quem vão escolher e 1,2% afirmaram que vão votar em branco/nulo.
A pesquisa ouviu 1.203 pessoas, entre os dias 20 e 25 de outubro e tem margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A amostra, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código RN-03438/2024, tem nível de confiança em 95%.
Paulinho Freire
Paulo Eduardo da Costa Freire, conhecido como Paulinho Freire, é natural de Natal.
Paulinho foi vereador da capital entre os anos de 1993 até 2002, quando venceu o pleito para deputado estadual. Em 2008, o político foi eleito vice-prefeito e assumiu o executivo por um ano, em 2012.
Em seguida, ele voltou para o cargo de vereador, onde permaneceu até 2022. No total, foram seis mandatos, sendo presidente da Câmara por seis anos. Na última eleição, o político foi eleito deputado federal e tem, segundo o Tribunal Superior Eleitoral, cerca de R$ 1 milhão declarado em patrimônio.
Natália Bonavides
Natália Bonavides é formada em Direito e mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A trajetória política começou ainda no campus, destacando-se na direção de movimentos estudantis.
Também é uma das fundadoras do Escritório Popular, uma organização que apoia movimentos locais contra a violência institucional, e advogou para o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST).
A primeira eleição vencida por Natália foi como vereadora, em 2016. Dois anos depois, ela concorreu para deputada federal e foi eleita, conseguindo a reeleição em 2022. Ela é a mais jovem e única mulher da bancada potiguar.
Natália fez parte da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão da Memória e Verdade da OAB, atuou no Conselho Estadual de Direitos Humanos e Cidadania e no Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ela tem um patrimônio avaliado em R$ 130 mil.