Matéria-prima fica mais cara e preço do café pode subir até 15%
Associação Brasileira da Indústria do Café alerta para reajuste nas prateleiras e avalia impactos de tarifas dos EUA sobre o grão

Agência Brasil
SBT News
O preço do café deve voltar a subir nos próximos dias, alertou a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic). O presidente da entidade, Pavel Cardoso, informou que pode haver um aumento entre 10% e 15% nos preços do produto a serem repassados aos supermercados, devido ao encarecimento da matéria-prima.
+ Operação mira esquema bilionário de facção criminosa com postos, apostas e motéis em SP
Apesar disso, Pavel destacou que o reajuste “não deve ser superior à média do ano”.
A associação informou que a alta nos preços em 2025 provocou retração no consumo de café no Brasil. Segundo dados divulgados na quarta-feira (24), houve queda de 5,41% nas vendas entre janeiro e agosto, em comparação ao mesmo período de 2024. Em números absolutos, as vendas recuaram de 10,11 milhões de sacas para 9,56 milhões.
A Abic reconhece que a alta foi significativa, com alguns tipos de café, como o solúvel, acumulando aumento de até 50,59%. Apesar da volatilidade e da queda no consumo, a expectativa é encerrar 2025 em patamar próximo ao do ano anterior.
“Os dados de setembro nos levam a crer que teremos um comportamento surpreendente ainda este ano. Este é um sentimento inicial, mas indica que possivelmente teremos boas notícias em relação ao consumo no fechamento do ano”, projetou Cardoso.
+ Ataque a tiros em escola no interior do Ceará deixa 2 mortos e 3 feridos
Impacto do tarifaço
Pavel também comentou sobre a incerteza em relação às sobretaxas impostas pelos Estados Unidos às exportações de café. O Brasil é o maior fornecedor do grão para os norte-americanos, que elevaram tarifas sobre produtos brasileiros em meio ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, acusado de tentativa de golpe de Estado.
O setor também vê com otimismo a possibilidade de uma reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump na próxima semana. “Isso mostra como o café e o setor de carnes são sensíveis à inflação americana”, ressaltou.
+ Um terço dos municípios brasileiros não paga piso salarial para professores