Jorge Viana diz que Apex está em processo de renovação
Em entrevista ao Perspectivas, presidente da agência ainda comentou trabalho realizado pelo serviço autônomo
Paola Cuenca
Lara Curcino
O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), Jorge Viana, afirmou, em entrevista ao programa Perspectivas, que o serviço passa por um processo de reformulação. Assista no site e no canal do SBT News no YouTube.
"A Apex é uma agência brasileira que trabalha a promoção das exportações, das empresas e dos produtos brasileiros. A outra missão dela é a atração de investimentos. É um instrumento para crescer no comércio exterior. Ela foi criada em 2003 e, depois de 21 anos, nós estamos dando uma repaginada, principalmente tentando entender onde é que podemos agir para não ficar em uma zona de conforto", pontuou ele.
O presidente deu exemplos de novos projetos que têm sido implementados diante desse momento de reformulação, com objetivo de melhorar as exportações onde há lacunas.
"O Norte e o Nordeste, por exemplo, são regiões importantíssimas, que têm um potencial enorme para as exportações, mas exportam pouco. Então nós criamos os programas Exporta Mais Nordeste e Exporta Mais Amazônia. Também estamos fazendo um grande convênio com o Sebrae, porque 40% das 17 mil empresas com as quais nós trabalhamos no ano passado são micro e pequenas empresas. Mas isso é pouco. Então estamos fazendo esse grande convênio, grande mesmo, para atuarmos juntos", detalhou Viana.
A Apex é ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, mas não funciona como órgão estatal. O vínculo com a pasta existe por meio de um contrato de gestão.
A agência é um serviço social autônomo e, portanto, é de direito privado e sem fins lucrativos, mas de interesse coletivo e utilidade pública. Ex-governador do Acre e ex-senador, Jorge Viana está à frente da Apex desde janeiro de 2023.