Economia

EUA querem reduzir o preço do café no mercado interno e isso pode impactar o Brasil

Donald Trump disse que que os preços seriam reduzidos muito rapidamente; Brasil é sobretaxado em 50% pelo país

Imagem da noticia EUA querem reduzir o preço do café no mercado interno e isso pode impactar o Brasil
Tarifa dos EUA sobre o café brasileiro preocupa produtores | Reprodução
,

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, disse nesta quarta-feira (12) que os norte-americanos verão "anúncios substanciais" nos próximos dias com o objetivo de reduzir os preços de produtos como café, bananas e outros itens não cultivados nos Estados Unidos.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Bessent disse ao programa da Fox News "Fox and Friends" que os anúncios, que ele não detalhou, reduzirão os preços "muito rapidamente", acrescentando que os norte-americanos começarão a se sentir melhor em relação à economia no primeiro semestre de 2026.

Um dia antes, em entrevista à mesma Fox News, o presidente dos Estado Unidos Donald Trump já havia declarado que o país vai reduzir "algumas tarifas de importação de café".

E o Brasil com isso?

O Brasil é um dos maiores exportadores da comoditie no mundo, mas sofre com uma sobretaxa de 50% imposta pelo governo norte-americano. Como resultado, as exportações brasileiras aos EUA caíram 46% em agosto, segundo a Cecafé. A expectativa é que o país faça parte dessa lista de redução de preços.

O governo brasileiro, via chancelaria e com encontros entre o presidente Lula e Trump, vem negociando o fim do tarifaço não somente do café, mas de todos os produtos brasileiros que entram nos Estados Unidos. Até agora, entretanto, nada foi anunciado.

Últimas Notícias