Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano pela terceira vez consecutiva
Comitê do Banco Central não sinaliza quando pode começar a reduzir os juros, que seguem no maior nível desde junho

SBT News
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu manter a taxa básica de juros (Selic) em 15% ao ano. Esta é a terceira reunião consecutiva em que a taxa permanece no mesmo patamar.
A última alta da Selic foi em junho, quando passou de 14,75% para 15% ao ano. Desde então, a taxa foi mantida nas reuniões de julho, setembro e agora, em novembro. A decisão foi unânime entre os integrantes do comitê.
+ Inadimplência quebra recorde histórico pelo terceiro mês consecutivo
+ 13º salário: saiba quando será paga a primeira parcela e como calcular o valor
No comunicado divulgado após o encontro, o Copom não sinalizou quando o ciclo de cortes nos juros poderá ter início.
"O ambiente externo ainda se mantém incerto em função da conjuntura e da política econômica nos Estados Unidos, com reflexos nas condições financeiras globais. Tal cenário exige particular cautela por parte de países emergentes em ambiente marcado por tensão geopolítica", diz o comunicado.
"Em relação ao cenário doméstico, o conjunto dos indicadores segue apresentando, conforme esperado, trajetória de moderação no crescimento da atividade econômica, mas o mercado de trabalho ainda mostra dinamismo", completa o Copom.
A Selic é a taxa de juros utilizada pelo Banco Central como referência para aplicações financeiras e empréstimos bancários. Quando está em níveis elevados, tem como objetivo desacelerar a economia para conter a inflação.









