Alckmin diz que Brasil está dialogando com EUA: "Estamos elaborando um plano de contingência completo"
Vice disse que todo o empenho do governo é para "resolver o problema" da taxação de 50%

SBT News
com informações da Reuters
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse nesta segunda-feira (28) que o governo brasileiro está dialogando com o governo dos Estados Unidos sobre o tarifaço pelos "canais institucionais e com a reserva".
Em entrevista à imprensa, Alckmin não deu detalhes da negociação, mas afirmou haver um plano de contingência completo sendo elaborado e que, nesta semana, todo o empenho do governo é para "resolver o problema" da taxação de 50% sobre produtos brasileiros exportados aos EUA.
“O plano de contingência está sendo elaborado, bastante completo e bem feito, mas todo empenho nesta semana é para buscarmos resolver o problema. Estamos permanentemente no diálogo”, reforçou na coletiva.
A medida entrará em vigor nesta sexta-feira, dia 1º de agosto, segundo o presidente norte-americano, Donald Trump. Alckmin disse que a ideia do governo é chegar a um acordo antes dessa data.
Também nesta segunda-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu que Trump "reflita sobre a importância do Brasil" e aceite negociar.
"Tem divergência? Tem. Você está tendo uma mesa, coloca a divergência do lado e vamos tentar resolver. E não de forma abrupta, individual, tomar a decisão de que vai multar, taxar o Brasil em 50%", disse.
+ Ministros de Lula criticam atuação de Eduardo Bolsonaro nos EUA e tarifa de 50%: "Inacreditável"