Em meio à pressão diplomática, Planalto confirma redução de IPI
Medida será anunciada hoje (25.fev). Presidente Bolsonaro diz que mudança vai ajudar a indústria
O ministério da Economia deve editar ainda nesta sexta-feira (25.fev) decreto com a redução de 25% do Imposto sobre Produtos Industrializados, o IPI.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A medida, que deve beneficiar a indústria, terá impacto de R$ 10 bilhões nas contas da União e vai valer para todos os produtos. No início da semana, o ministro da Economia, Paulo Guedes, havia dito que o governo estudava fazer a redução, que já foi usada na gestão da ex-presidente Dilma Rousseff.
Durante palestra a empresários, o ministro Guedes disse que a alta na arrecadação do governo federal permite que o governo adote a medida sem comprometer as contas públicas.
No mesmo evento, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, criticou a proposta. Segundo Campos Neto, a redução de IPI pode parecer eficaz para movimentar a economia, no entanto, pode atrapalhar a queda da inflação.
Na manhã desta sexta (25.fev) o presidente Jair Bolsonaro disse que a medida que o ministério da Economia vai anunciar irá garantir o crescimento da indústria e a recuperação do setor no pós-pandemia.