Roberto Jefferson pede que PTB mantenha indicação de Daniel Silveira à CCJ
Afastado da presidência da legenda, ex-deputado orientou parlamentares a não cederem à pressão de Arthur Lira
O ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) orientou parlamentares do PTB na Câmara dos Deputados a não cederem a pressão do presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP-AL), para que a sigla substitua o indicado para a vaga na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Arthur Lira havia indicado ao presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, que o deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), que foi condenado pela Suprema Corte, na semana passada, não seria mantido na CCJ. No entanto, somente o partido é quem pode deliberar sobre quem vai ocupar as cadeiras nas comissões.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Diante disso, Roberto Jefferson deixou claro para o líder do PTB, o deputado Paulo Bengtson, que ele não deve atender a nenhum pedido do presidente da Câmara.
Em março, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou o afastamento do então presidente nacional do PTB, Marcus Vinicius de Vasconcelos, depois de integrantes da sigla de Roraima denunciarem que, informalmente, é Jefferson quem segue mandando no partido e decidindo, por exemplo, onde serão usados os recursos do fundo partidário.
O ex-deputado, condenado no escândalo do mensalão, foi afastado da presidência do partido também por decisão do ministro Alexandre de Moraes, em novembro de 2021. Jefferson é acusado de promover ataques contra o Supremo e as instituições democráticas.
Leia também: