Inscrições para concurso do Itamaraty começam nesta segunda-feira; salários são de R$ 21 mil
São 50 vagas para a carreira de diplomata; interessados podem se inscrever até o dia 26 de julho
O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) abre nesta segunda-feira (15), às 10 horas, as inscrições para 50 vagas de admissão inicial à carreira de diplomata (cargo: Terceiro Secretário). O salário inicial no Brasil é de R$ 20.926,98. Inscrições vão até 26 de julho.
+ "Enem dos concursos": resultado será divulgado dia 21 de novembro
A taxa de inscrição será de R$ 229 com banca da Cebraspe, que espera aplicar o exame em 15 de setembro. São 37 vagas para ampla concorrência, 10 para candidatos negros e 3 para aqueles com alguma deficiência, todas em nível superior.
Serão duas fases: na primeira (valendo 65 pontos), uma prova objetiva de caráter eliminatório. Essa composta por 65 questões de disciplinas que vão desde língua portuguesa, história e política internacional a economia e direito. Na segunda, avaliações discursivas (escritas) solicitarão ao participante duas redações (uma em inglês), dois resumos, duas traduções (incluindo texto em português a ser escrito em espanhol ou francês) e outras 20 questões.
As provas de 15 de setembro serão aplicadas em todas as capitais, mas somente aquelas que tiverem candidatos para a etapa escrita receberão aplicação das demais avaliações. Confira o edital e veja o que será cobrado/avaliado.
O concurseiro precisa:
+ Ser brasileiro nato, conforme o art. 12, § 3º, inciso V, da Constituição Federal, e o art. 36 da Lei nº 11.440/2006;
+ Estar no gozo dos direitos políticos;
+ Estar em dia com as obrigações do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino;
+ Estar em dia com as obrigações eleitorais;
+ Apresentar diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior, emitido por instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). No caso de a graduação ter sido realizada em instituição estrangeira, caberá exclusivamente ao candidato a responsabilidade de apresentar, até a data da posse, a revalidação do diploma exigida pelo MEC, nos termos do art. 48 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996;
+ Ter idade mínima de 18 anos;
+ Ter sido aprovado no concurso;
+ Nos termos do art. 14, parágrafo único, da Lei nº 8.112/1990, e suas alterações, apresentar aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, verificada por meio de exames pré-admissionais.
Serviço
Banca: Cebraspe (inscrições) Vagas: 50 Cargo: Terceiro-Secretário Escolaridade exigida: nível superior Salário inicial: R$ 20.926,98 Inscrições: 15 de julho até 26 de julho Taxa de inscrição: R$ 229,00 Provas da primeira fase (previsão): 15 de setembro