Publicidade
Concurso Público

"Enem dos concursos": resultado será divulgado dia 21 de novembro

Aprovados devem ser chamados em janeiro de 2025; Provas serão aplicadas no dia 18 de agosto

Imagem da noticia "Enem dos concursos": resultado será divulgado dia 21 de novembro
Provas seriam em 5 de maio, mas foram adiadas | Reprodução
• Atualizado em
Publicidade

A ministra da Gestão e Inovação (MGI), Esther Dweck, apresentou nesta quinta-feira (4) o novo cronograma para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) que foi adiado devido à crise causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul. Provas, que seriam aplicadas em 5 de maio, agora serão aplicadas em 18 de agosto. Com resultados em 21 de novembro e convocação para janeiro de 2025 — segundo previsão.

São 6.640 vagas, com a possibilidade do número aumentar caso novas posições sejam aprovadas pelo MGI. Um novo edital deve sair “ao longo do dia”.

Dweck afirmou que uma equipe integrada com participação de Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp, do Ministério da Justiça), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Força Nacional (FN), secretarias estaduais, Inep, Fundação Cesgranrio e Correio foi instaurada para “garantir que não teremos nenhuma intercorrência”. Segundo ela, “não houve nenhuma violação dos malotes de prova. As provas estão seguras”.

Durante evento de anúncio, a ministra do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) explicou os processos: após a decisão do adiamento, provas foram recolhidas em todo Brasil, verificadas e enviadas para “um lugar seguro”; depois foram mantidas em vigilância e monitoramento constante (24 horas, sete dias por semana) a fim de garantir “que as provas não tiveram nenhum tipo de violação”.

Confira abaixo o novo cronograma do CPNU:

Novo cronograma do CPNU após adiamento | Divulgação MGI
Novo cronograma do CPNU após adiamento | Divulgação MGI

Novidades

Foi apresentado nesta manhã também, a possibilidade de, aqueles que não queiram, ou não possam, realizar o exame na nova data, solicitar a devolução da taxa — desistindo assim do exame. O prazo para esse pedido é de 5 a 7 de julho (inicia nesta sexta e vai até domingo). No mesmo período, pessoas que fariam o concurso no Rio Grande do Sul, ou residentes do estado, poderão solicitar alteração da cidade de realização da prova (2.100 pessoas).

Também, a pasta se prepara para possíveis outros incidentes que possam prejudicar a aplicação. Trata-se de uma prova extraordinária quando, ao menos, 0,5% dos inscritos forem afetados pelo evento. Estes disputarão o excedente de vagas possíveis.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade