"Ainda Estou Aqui" é pré-indicado ao Bafta, o Oscar britânico; Fernanda Torres fica de fora
Longa de Walter Salles está no páreo por vaga entre filmes de língua não inglesa; protagonista não foi lembrada na pré-lista de melhor atriz

Felipe Moraes
"Ainda Estou Aqui" está entre os pré-indicados à 78ª edição do Bafta (British Academy Film Awards), espécie de Oscar britânico, na categoria de melhor filme de língua não inglesa. A lista final, com cinco títulos, será divulgada em 15 de janeiro. Já a entrega de prêmios está marcada para 16 de fevereiro. Fernanda Torres, protagonista do longa, ficou de fora da disputa pelo troféu de melhor atriz.
Maior sucesso de bilheteria do cinema brasileiro no período pós-pandemia de covid-19, com mais de 3 milhões de ingressos vendidos, o filme de Walter Salles ("Central do Brasil") segue forte na disputa pelo Oscar 2025.
No domingo (5), a produção concorre ao Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa e Torres disputa prêmio de melhor atriz em filme de drama. Uma semana depois, em 12 de janeiro, outra prévia importante da estatueta: Critics' Choice Awards, com o longa concorrendo a melhor filme de língua estrangeira.
Em 17 de janeiro, serão divulgados filmes e artistas indicados ao Oscar, com boas chances de tanto filme como protagonista conquistarem vaga na disputa pelas estatuetas de melhor filme internacional e melhor atriz. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anuncia vencedores da 97ª edição em 2 de março.
Sobre o que é "Ainda Estou Aqui"?
O filme é uma adaptação do livro autobiográfico homônimo do escritor Marcelo Rubens Paiva, também conhecido pelo romance "Feliz Ano Velho" (1982). A história narra trajetória da mãe do autor, Eunice Paiva, na ditadura militar.
Na década de 1970, a vida dela muda repentinamente após desaparecimento do marido, o deputado Rubens Paiva, cassado, preso e torturado pelo regime. Criando filhos sozinha, ela vira ativista de direitos humanos e passa a lutar pela verdade sobre o que de fato aconteceu com seu companheiro.
O longa começou trajetória na temporada de premiações no prestigiado Festival de Veneza de 2024, o mais antigo do mundo, em que venceu prêmio de melhor roteiro, coescrito por Heitor Lorega e Murilo Hauser.
Eunice é interpretada em diferentes idades por Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, filha e mãe. Já Rubens é vivido por Selton Mello ("O Palhaço").
O elenco ainda reúne nomes como Maeve Jinkings ("O Som ao Redor"), Marjorie Estiano ("As Boas Maneiras"), Camila Márdila ("Que Horas Ela Volta?"), Dan Stulbach ("Tempos de Paz"), Humberto Carrão ("Aquarius") e Antonio Saboia ("Deserto Particular").
A direção de "Ainda Estou Aqui" é de Walter Salles, um dos cineastas brasileiros mais reconhecidos internacionalmente. Antes, colaborou com Torres em "Terra Estrangeira" (1995) e com Montenegro em seu trabalho mais lembrado, "Central do Brasil" (1998), indicado aos prêmios de melhor filme internacional e melhor atriz no Oscar 1999.
Currículo de Salles ainda inclui produções com outros grandes nomes, como "Abril Despedaçado" (2001), protagonizado por Rodrigo Santoro, "Diários de Motocicleta" (2004), com o mexicano Gael García Bernal, "Água Negra" (2005), estrelado por Jennifer Connelly, e "Na Estrada" (2012), em farto elenco liderado por Kristen Stewart.









