Emilia Pérez: conheça o forte concorrente de "Ainda Estou Aqui" no Oscar
Mulheres de peso estão à frente da produção: Selena Gomez, Zoe Saldaña, Karla Sofía Gascón e Adriana Paz
![Imagem da noticia Emilia Pérez: conheça o forte concorrente de "Ainda Estou Aqui" no Oscar](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fsbt-news-assets-prod.s3.sa-east-1.amazonaws.com%2FCopia_de_base_foto_quadro_SBTN_640440_3_19724816d2.png&w=1920&q=90)
Cleide Klock - Los Angeles
“Emília Pérez” chega aos cinemas brasileiros apenas em fevereiro, mas já está na plataforma de streaming (Netflix) em vários países e acaba de receber 10 indicações ao Globo de Ouro, inclusive na categoria de Melhor Filme — Comédia e Musical e também Melhor Filme Internacional, junto com o candidato brasileiro “Ainda Estou Aqui”.
+ 'Ainda Estou Aqui' e Fernanda Torres são indicados ao Globo de Ouro 2025
A produção concorre pela França, apesar de ser falada em espanhol, e é apontada como um dos maiores concorrentes ao Oscar. Então, conheça um pouco mais dessa que pode ser a nossa maior pedra no caminho e nos incomodar na disputa pela estatueta dourada.
Mulheres de peso estão à frente dessa produção: Selena Gomez, Zoe Saldaña, Karla Sofía Gascón e Adriana Paz, que juntas ganharam o prêmio de Melhor Atuação Feminina no Festival de Cinema de Cannes de 2024, onde o filme também recebeu o prêmio do júri.
![Cópia de base-foto-quadroSBTN-640440 (1).png](https://sbt-news-assets-prod.s3.sa-east-1.amazonaws.com/Copia_de_base_foto_quadro_SBTN_640440_1_39f778d2fc.png)
No enredo, a história de Manitas del Monte, um líder de um cartel de drogas mexicano que precisa desaparecer e aproveita pra realizar seu sonho: fazer uma cirurgia de redesignação sexual e se tornar: Emilia Perez.
No papel principal está Karla Sofía Gascón, que pode ser a primeira mulher trans a ser indicada como melhor atriz, é uma das grandes favoritas da categoria. De origem espanhola, Karla trabalhou a maior parte da carreira no México e até 2018, quando começou a transição de gênero, assinava como Juan Carlos Gascón.
+ Além da aparência: 'Um Homem Diferente” é uma experiência sobre aceitação e identidade
“O que me ajudou muito foi ter minha experiência de 52 anos trabalhando nisso, porque comecei aos 16 anos e passei praticamente a vida inteira trabalhando nisso e fiz muitas coisas erradas e aprendi com elas. Acho que encontrei minha liberdade de atuação trabalhando no México e minha liberdade pessoal também quando estive no México, então liberdade mais liberdade. Não pode haver nada melhor do que trabalhar para criar completamente, com uma página em branco, então é maravilhoso”, contou Karla.
![Cópia de base-foto-quadroSBTN-640440 (2).png](https://sbt-news-assets-prod.s3.sa-east-1.amazonaws.com/Copia_de_base_foto_quadro_SBTN_640440_2_b44408397a.png)
Zoe Saldaña faz o papel de Rita, uma dedicada advogada que dá todo o apoio a Emilia e acaba sendo cúmplice da protagonista.
“Os temas do filme são importantes, são lindos, cheios de esperança, também são cheios de realidade, de surrealidade, é importante sempre imaginar coisas mais bonitas e hiper-reais, certo? O que espero que o público tire, a mensagem principal, é manter o coração aberto, que às vezes é bom passar a vida com o coração aberto e a mente um pouco mais aberta também”, nos disse Zoe.
A direção é do francês Jacques Audiard, que também assinou “O Profeta", indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2010. Aliás, a França já apareceu na lista dessa categoria 37 vezes e coleciona 12 estatuetas, ficando atrás apenas da Itália que tem 14.
Emilia Pérez, apesar de ser um filme francês, se passa na maior parte no México e é falado em espanhol. A produção é uma grande mistura de gêneros, sobre máfia, mas passa pela comédia, suspense, drama, em alguns momentos até parece uma novela mexicana, além de ser também um musical.
E isso acaba dando força, junto com Zoe Saldaña e Selena Gomez, mulheres americanas famosas de ascendência latina interpretando pela primeira vez em espanhol.
"Você sabe o que foi realmente maravilhoso, é que sinto que consegui resgatar essa parte de mim mesma e eu estava triste porque a maior parte do meu trabalho e da minha vida eram predominantemente em inglês e porque eu me sentia desconectada disso. Então, foi maravilhoso poder estudar e passar tempo com pessoas que falavam espanhol ao meu redor, definitivamente me fez pensar na minha família”, contou Selena.
![Emilia Pérez](https://sbt-news-assets-prod.s3.sa-east-1.amazonaws.com/Copia_de_base_foto_quadro_SBTN_640440_0210956d5d.png)
“Emilia Pérez” aparece em todas as listas de fortes candidatos em diversas categorias do Oscar, entre elas Melhor Filme, Filme Internacional, Atriz para Karla e Coadjuvante para Zoe. A Netflix banca uma campanha milionária para a produção que teve um orçamento de EU$ 21 milhões, o equivalente a R$ 135 milhões, quase 17 vezes mais do que “Ainda Estou Aqui (R$ 8 milhões).
Para alguns críticos de cinema de Hollywood, por ser uma produção ousada, é daquelas que as pessoas amam ou odeiam, e pode ter perdido força como favorito nesses últimos meses abrindo espaço para outros filmes internacionais como o “Ainda Estou Aqui” e o candidato alemão “A Semente da Figueira Sagrada".