Publicidade
Cinema

Emilia Pérez: conheça o forte concorrente de "Ainda Estou Aqui" no Oscar

Mulheres de peso estão à frente da produção: Selena Gomez, Zoe Saldaña, Karla Sofía Gascón e Adriana Paz

Imagem da noticia Emilia Pérez: conheça o forte concorrente de "Ainda Estou Aqui" no Oscar
Publicidade

Emília Pérez” chega aos cinemas brasileiros apenas em fevereiro, mas já está na plataforma de streaming (Netflix) em vários países e acaba de receber 10 indicações ao Globo de Ouro, inclusive na categoria de Melhor Filme — Comédia e Musical e também Melhor Filme Internacional, junto com o candidato brasileiro “Ainda Estou Aqui”.

+ 'Ainda Estou Aqui' e Fernanda Torres são indicados ao Globo de Ouro 2025

A produção concorre pela França, apesar de ser falada em espanhol, e é apontada como um dos maiores concorrentes ao Oscar. Então, conheça um pouco mais dessa que pode ser a nossa maior pedra no caminho e nos incomodar na disputa pela estatueta dourada.

Mulheres de peso estão à frente dessa produção: Selena Gomez, Zoe Saldaña, Karla Sofía Gascón e Adriana Paz, que juntas ganharam o prêmio de Melhor Atuação Feminina no Festival de Cinema de Cannes de 2024, onde o filme também recebeu o prêmio do júri.

Cópia de base-foto-quadroSBTN-640440 (1).png
Cópia de base-foto-quadroSBTN-640440 (1).png

No enredo, a história de Manitas del Monte, um líder de um cartel de drogas mexicano que precisa desaparecer e aproveita pra realizar seu sonho: fazer uma cirurgia de redesignação sexual e se tornar: Emilia Perez.

No papel principal está Karla Sofía Gascón, que pode ser a primeira mulher trans a ser indicada como melhor atriz, é uma das grandes favoritas da categoria. De origem espanhola, Karla trabalhou a maior parte da carreira no México e até 2018, quando começou a transição de gênero, assinava como Juan Carlos Gascón.

+ Além da aparência: 'Um Homem Diferente” é uma experiência sobre aceitação e identidade

“O que me ajudou muito foi ter minha experiência de 52 anos trabalhando nisso, porque comecei aos 16 anos e passei praticamente a vida inteira trabalhando nisso e fiz muitas coisas erradas e aprendi com elas. Acho que encontrei minha liberdade de atuação trabalhando no México e minha liberdade pessoal também quando estive no México, então liberdade mais liberdade. Não pode haver nada melhor do que trabalhar para criar completamente, com uma página em branco, então é maravilhoso”, contou Karla.

Cópia de base-foto-quadroSBTN-640440 (2).png
Cópia de base-foto-quadroSBTN-640440 (2).png

Zoe Saldaña faz o papel de Rita, uma dedicada advogada que dá todo o apoio a Emilia e acaba sendo cúmplice da protagonista.

“Os temas do filme são importantes, são lindos, cheios de esperança, também são cheios de realidade, de surrealidade, é importante sempre imaginar coisas mais bonitas e hiper-reais, certo? O que espero que o público tire, a mensagem principal, é manter o coração aberto, que às vezes é bom passar a vida com o coração aberto e a mente um pouco mais aberta também”, nos disse Zoe.

A direção é do francês Jacques Audiard, que também assinou “O Profeta", indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2010. Aliás, a França já apareceu na lista dessa categoria 37 vezes e coleciona 12 estatuetas, ficando atrás apenas da Itália que tem 14.

Emilia Pérez, apesar de ser um filme francês, se passa na maior parte no México e é falado em espanhol. A produção é uma grande mistura de gêneros, sobre máfia, mas passa pela comédia, suspense, drama, em alguns momentos até parece uma novela mexicana, além de ser também um musical.

E isso acaba dando força, junto com Zoe Saldaña e Selena Gomez, mulheres americanas famosas de ascendência latina interpretando pela primeira vez em espanhol.

"Você sabe o que foi realmente maravilhoso, é que sinto que consegui resgatar essa parte de mim mesma e eu estava triste porque a maior parte do meu trabalho e da minha vida eram predominantemente em inglês e porque eu me sentia desconectada disso. Então, foi maravilhoso poder estudar e passar tempo com pessoas que falavam espanhol ao meu redor, definitivamente me fez pensar na minha família”, contou Selena.

Emilia Pérez
Emilia Pérez

“Emilia Pérez” aparece em todas as listas de fortes candidatos em diversas categorias do Oscar, entre elas Melhor Filme, Filme Internacional, Atriz para Karla e Coadjuvante para Zoe. A Netflix banca uma campanha milionária para a produção que teve um orçamento de EU$ 21 milhões, o equivalente a R$ 135 milhões, quase 17 vezes mais do que “Ainda Estou Aqui (R$ 8 milhões).

Para alguns críticos de cinema de Hollywood, por ser uma produção ousada, é daquelas que as pessoas amam ou odeiam, e pode ter perdido força como favorito nesses últimos meses abrindo espaço para outros filmes internacionais como o “Ainda Estou Aqui” e o candidato alemão “A Semente da Figueira Sagrada".

Publicidade

Assuntos relacionados

Cinema
Filme
Oscar
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade