Publicidade
Cultura

Jornal americano ‘New York Times’ fala em chance de Oscar para 'Ainda Estou Aqui'

Reportagem reúne Fernanda Torres e sua mãe, a "Sra. Montenegro", e cita possível "acerto de contas" 26 anos após a consagrada atriz ficar sem o Oscar

Imagem da noticia Jornal americano ‘New York Times’ fala em chance de Oscar para 'Ainda Estou Aqui'
Fernanda Torres ao lado da mãe, Fernanda Montenegro, em reportagem para o jornal norte-americano The News York Times | Reprodução
Publicidade

"Um blockbuster surpresa no Brasil alimenta esperanças de Oscar e um acerto de contas", diz a manchete do jornal The New York Times (NYT) deste sábado (14) sobre a repercussão do filme "Ainda Estou Aqui", de Walter Salles, protagonizado por Fernanda Torres e Selton Mello. A publicação está se referindo ao fato de Fernanda Montenegro, atriz consagrada no Brasil e mãe de Torres, ter perdido o Oscar de melhor atriz 26 anos atrás. Montenegro foi indicada ao prêmio por "Central do Brasil" e perdeu a estatueta para Gwyneth Paltrow.

O jornal americano traz as fotos de mãe e filha, afirmando que o filme "Ainda Estou Aqui" está gerando grande expectativa e pode trazer reconhecimento internacional para Fernanda Torres.

+'Ainda Estou Aqui' é indicado a Melhor Filme de Língua Estrangeira no Critics Choice Awards

Na reportagem, "Fernandinha", como Torres é carinhosamente chamada, relembra o impacto da indicação de sua mãe, afirmando que "teve um grande simbolismo para o Brasil. Foi muito bonito".

O New York Times enfatiza que "Ainda Estou Aqui" tem atraído milhões de espectadores e gerado discussões sobre a memória histórica do Brasil, que ironicamente, vive um momento de turbulência com uma investigação sobre tentativa de golpe de Estado com participação de militares. O filme de Walter Sales fala exatamente do período da Ditadura Militar que durou de 1964 a 1985.

"Embora a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que supervisiona os Oscars, não revele suas indicações até janeiro, 'Ainda Estou Aqui" é a entrada oficial do Brasil na categoria de filme internacional", afirma o NYT.

A reportagem continua informando que filme brasileiro rapidamente se tornou "um tesouro nacional", quebrando recordes de bilheteria e eclipsando sucessos de público habituais como 'Wicked' e 'Gladiador 2.' E que, desde o lançamento, mais de 2,5 milhões de brasileiros assistiram o título nos cinemas, desbancando em valor de bilheteria qualquer filme brasileiro nos anos passados.

+ Emilia Pérez: conheça o forte concorrente de "Ainda Estou Aqui" no Oscar

"O filme estava sendo amplamente exibido no Brasil enquanto a polícia revelava novos detalhes sobre um plano para realizar um golpe e manter o presidente de extrema-direita, Jair Bolsonaro, defensor da ditadura militar, no poder após perder a eleição de 2022", afirma a reportagem do jornal americano.

Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o filme, disse ao jornal que os assuntos do filme "ganharam um novo significado", de urgência. "O momento foi, infelizmente, perfeito", disse Paiva, "porque mostrou que essa história não está apenas no nosso passado."

"Sra. Montenegro"

"É um momento realmente especial", disse a Fernanda Montenegro ao NYT. A publicação diz que 'Sra. Montenegro' ainda atua em filmes e no palco, "mas seus movimentos estão mais lentos, sua visão está enfraquecendo e ela precisa descansa mais".

Após repassar o batom e acertar os cabelos, Montenegro brinca: "Por acaso, ainda estou aqui", fazendo uma alusão à idade e ao título do filme protagonizado pela filha.

Publicidade

Assuntos relacionados

Filme
Cultura
Cinema
Brasil
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade