Vídeo: Nível do Rio Taquari (RS) diminui e ponte reaparece lotada de entulho e troncos
Ponte que liga Lajeado e Estrela, no Vale do Taquari, ficou submersa após rio passar dos 30 metros e atingir o maior nível da história na quarta-feira (1º)
À medida que o nível d'água do Rio Taquari vai diminuindo, os estragos das enchentes que atingiram a região vão aparecendo. Nesta sexta-feira (3), a Ponte Taquari, que fica na BR-386 e liga os municípios de Lajeado e Estrela, na Região dos Vales do Rio Grande do Sul, emergiu lotada de entulho e troncos de árvores arrastadas.
+ Chuvas do Rio Grande do Sul avançam sobre Santa Catarina
Imagens compartilhadas pela Defesa Civil de São Paulo, que está no local para auxiliar as equipes do estado, mostram a estrutura da ponte, que ficou submersa após o nível do Rio Taquari passar de 30 metros devido aos temporais que atingem o estado desde segunda-feira (29).
A região está entre as mais atingidas pelo evento climático, assim como as regiões Central, Serra e Metropolitana de Porto Alegre. O número de mortos subiu para 37 nesta sexta (3), e 74 pessoas estão desaparecidas.
+ Prefeitura de Porto Alegre pede que população saia do Centro Histórico
As buscas e os resgates continuam na região. Na Cidade de Cruzeiro do Sul, também no Vale do Taquari, duas pessoas estão ilhadas há mais de 24 horas no telhado de um silo de secagem de arroz. O apelo para o resgate foi feito pela jovem Milena Fávaro, que é filha e sobrinha das vítimas.
Segundo a jovem, o incidente ocorreu na madrugada de quarta-feira (01) para quinta-feira (02), quando oito pessoas buscaram refúgio no telhado após a casa e o silo serem inundados pela água do Rio Taquari.
+ "Enem dos concursos": Governo admite que pode adiar provas no Rio Grande do Sul
Quatro membros da família, incluindo uma senhora de 90 anos, foram resgatados por um helicóptero na noite de quinta-feira (02) por volta das 18h30. No entanto, o pai e o tio de Milena ainda estão aguardando resgate.
+ Lula sobrevoa RS e diz que governo fará "tudo o que estiver ao alcance" para ajudar
Cerca de 235 municípios do Rio Grande do Sul foram afetados pelas chuvas. O número de afetados passa de 300 mil, com 17.087 desalojados, 7.165 pessoas em abrigos e 56 feridos, segundo o último boletim do governo do estado.