Chuvas do Rio Grande do Sul avançam sobre Santa Catarina
Instabilidades inicialmente afetam áreas como Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul; uma morte foi registrada no estado
Desde a madrugada desta quinta-feira (02), a aproximação e o avanço de uma frente fria voltaram a intensificar a chuva em Santa Catarina, especialmente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. Uma morte foi confirmada no oeste do estado: um homem de aproximadamente 60 anos, que estava dentro de um carro arrastado pela correnteza em Ipira.
As instabilidades inicialmente afetam áreas como Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, a chuva deve ser intensa e volumosa nessas regiões. Ao longo do dia as instabilidades avançam para as demais regiões. Um tornado atingiu Passos Maia, cidade no oeste catarinense.
A condição para temporais com descargas elétricas, fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo se estende por todo o estado com risco moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas, destelhamentos, danos à rede elétrica e deslizamentos.
Na sexta-feira (03), a frente fria se posiciona sobre Santa Catarina, o que mantém o tempo chuvoso em todas as regiões. Mais uma vez, há condição para chuva intensa acompanhada de raios, fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo, principalmente entre o Grande Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis.
Chuva em SC segue até domingo
No sábado (04), a frente fria segue favorecendo a ocorrência de chuva pontualmente intensa e temporais, principalmente entre o Grande Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis. Ao final do dia, espera-se um recuo do sistema para o Sul em direção ao Rio Grande do Sul, isso deve favorecer o retorno do tempo firme no domingo (05), em grande parte do estado.