Trem do Corcovado, no Rio, completa 140 anos
Ferrovia mais antiga do Brasil leva milhões de turistas por ano até o Cristo Redentor, uma das sete maravilhas do mundo moderno
Léo Sant'anna
O Trem do Corcovado completou, nesta quarta-feira (9), 140 anos de operação. Considerado o passeio turístico mais antigo do Brasil realizado sobre trilhos, ele é responsável por levar cariocas e turistas até o Cristo Redentor, um dos principais símbolos do Rio de Janeiro.
Vida selvagem na Terra diminui 73% em um período de 50 anos, diz WWF
O Cristo Redentor, reconhecido como uma das sete maravilhas do mundo moderno, está localizado no topo do Morro do Corcovado, a 700 metros de altura. Embora seja possível chegar até lá de carro ou helicóptero, cerca de 3 milhões de pessoas, todos os anos, fazem o percurso de trem.
Por que temos ressaca? É possível evitá-la? Veja mitos e verdades
O passeio atravessa a maior floresta urbana do mundo, a Floresta da Tijuca, em um percurso de 3,8 km.
Além de bolo, brinde e missa, a celebração dos 140 anos trouxe novidades. Os visitantes agora podem conhecer o primeiro vagão de madeira restaurado, que será transformado em um café, e até sentar no banco original do maquinista para tirar fotos. Sob o chão, os trilhos usados na inauguração da ferrovia permanecem, criando uma experiência única e repleta de história.
O Trem do Corcovado foi inaugurado em 1884 pelo imperador Dom Pedro II, muito antes da construção da estátua do Cristo Redentor. Inicialmente, o transporte era feito por tração a vapor, mas, em 1910, a ferrovia se tornou a primeira do país a utilizar tração elétrica. Desde então, a modernização foi constante.
Milton, Helene, Katrina: Como se escolhe o nome de um furacão
"Estamos na quarta geração de trens, com o que há de mais moderno na engenharia ferroviária mundial", destacou Sávio Neves, presidente do Trem do Corcovado.
O trajeto também já recebeu figuras ilustres, como o Papa João Paulo II, a princesa Diana, e mais recentemente, artistas como Katy Perry, Shawn Mendes e Mariah Carey, que não perderam a chance de tirar fotos aos pés do Cristo.
No próximo sábado (12), o Cristo Redentor completa 93 anos, em uma celebração que une turismo, natureza e religiosidade, com uma vista que impressiona visitantes de todo o mundo.