Por que temos ressaca? É possível evitá-la? Veja mitos e verdades
Sintomas desagradáveis após consumo de bebidas alcoólicas podem ser causados por pelo menos três fatores; entenda
Por que temos ressaca? Do ponto de vista do que o consumo de bebidas alcoólicas causa no corpo, há pelo menos três motivos para os sintomas desagradáveis, segundo pesquisadores da Universidade de Rochester, nos EUA: desidratação, desequilíbrio eletrolítico (minerais que circulam no organismo) e produção de substância tóxica (acetaldeído) quando a bebida é metabolizada pelo fígado.
+ Álcool e câncer? Bebidas alcoólicas têm relação com pelo menos seis tipos da doença, diz relatório
A junção desses fatores causam os desconfortos que incluem dor de cabeça, enjoo e indisposição. E a pergunta que fica é se há a possibilidade de evitar esses efeitos indesejados no corpo. A ciência diz que sim.
+ Pesquisa mostra que pães de forma têm álcool e podem comprometer teste do bafômetro; entenda
Veja algumas atitudes recomendadas
- Não beber de estômago vazio;
- Mantenha-se hidratado enquanto estiver bebendo;
- Limite-se a um tipo de bebida (ex: vinho, cerveja e etc) e evite misturar;
- Durma bem após beber;
- Bebidas alcoólicas claras, como vodca e gim, causam menos ressaca do que Whisky e Tequila*
*No entanto, o consumo de qualquer tipo de bebida alcoólica em excesso pode fazer mal à saúde. Segundo um relatório científico feito pela Associação Americana de Pesquisa do Câncer, o consumo excessivo de álcool está relacionado a um aumento no risco de seis tipos de câncer: esôfago, mama, colorretal, cabeça e pescoço, fígado e estômago.
Por isso, a melhor maneira de prevenir uma ressaca é controlar as doses ou evitar completamente o álcool.
E se eu tiver ressaca, o que fazer? Veja mitos e verdades
Caso você já esteja com os sintomas de ressaca, o recomendado é tomar bastante água. Medicamentos como Ibuprofeno e aspirina podem ser eficazes no alívio das dores de cabeça, mas devem ser usados com moderação devido ao risco de irritação estomacal. Bebidas esportivas, como isotônicos, também podem ajudar.
Paracetamol deve ser evitado. Tomar café e continuar bebendo, apesar de aliviar os sintomas imediatamente, vão piorar ainda mais o nível de desidratação do corpo.
E nunca se esqueça: se beber, não dirija!
*Com informações do Futurity