Brasil

Protestos contra falta de luz em SP mobilizam moradores e prefeito de Embu das Artes

População e autoridades protestam após interrupções no fornecimento de energia que já duram até quatro dias em diferentes regiões

A sexta-feira (12) foi marcada por vários protestos pela falta de energia elétrica na capital paulista e na Grande São Paulo. Em algumas regiões, a interrupção do serviço já dura quatro dias.

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

E não foram só os moradores que aderiram aos protestos. O prefeito de Embu das Artes, na Região Metropolitana, Hugo Prado, está acampado desde o início da tarde da sexta em frente à sede da Enel, na zona sul de São Paulo. Segundo ele, a prefeitura ingressou com uma ação judicial contra a empresa.

Cerca de 30 mil casas estariam, há mais de 50 horas, sem energia no município. O prefeito diz que já fez de tudo para restabelecer o fornecimento de energia na cidade, todas as tentativas sem sucesso. Ele conta que recebeu relatos de moradores que estão perdendo medicamentos, como insulinas, e alimentos que precisam de refrigeração.

Moradores relatam prejuízos e riscos à saúde

Em Cotia, moradores realizaram uma manifestação durante a noite. A falta de energia atinge vários bairros do município. Segundo os relatos, a interrupção no fornecimento começou na terça-feira (09) e, até o momento, não houve resposta efetiva da concessionária nem do poder público municipal.

Durante o protesto, moradores relataram prejuízos financeiros, dificuldades para trabalhar e riscos à saúde. Alguns manifestantes chegaram a colocar fogo em papelões. Viaturas da Polícia Militar e equipes da Enel estiveram no local. Não houve registro de feridos nem de prisões.

Fogo e vias interditadas em protestos na capital

Já na zona norte da capital paulista, outro grupo de manifestantes interditou uma das principais avenidas da região. Moradores colocaram fogo em madeiras e outros materiais para chamar atenção e cobrar uma solução urgente para a falta de energia. Segundo relatos, várias localidades estão sem luz desde terça.

Na zona oeste, cerca de 40 pessoas atearam fogo em pneus e caixas de madeira e interditaram uma via em protesto pela falta de energia na região. Uma viatura do Corpo de Bombeiros foi até o local para controlar as chamas. Moradores relataram os problemas enfrentados.

Últimas Notícias