Publicidade
Brasil

Onda de frio derruba temperaturas e traz possibilidade de "chuva congelada" na região Sul; veja previsão

Chamada de precipitação invernal, fenômeno é possível onde o ar gelado ganha mais força

Imagem da noticia Onda de frio derruba temperaturas e traz possibilidade de "chuva congelada" na região Sul; veja previsão
Massa de ar polar derrubou as temperaturas | Reprodução/Agência Brasil
Publicidade

Uma massa de ar polar, que começou a avançar nesta sexta-feira (8), deve permanecer neste fim de semana em boa parte do país, de acordo com o Climatempo. O destaque, porém, fica para os estados do Sul, onde o ar gelado ganha força e favorece a formação de geada em várias áreas, além da possibilidade de “chuva congelada” nos pontos mais altos das serras.

+ Fortes chuvas provocam inundações na China e deixam mortos e feridos

O amanhecer foi marcado por geada na Campanha Gaúcha, no oeste e norte do Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná. Nessas regiões, as temperaturas mínimas caíram de forma acentuada, provocando o congelamento superficial da vegetação, fenômeno típico do inverno e que exige atenção especial no setor agrícola.

+ Dino autoriza investigação de fraude de R$ 142 milhões em licitações da COP 30 no Pará

Nas áreas mais elevadas da Serra Gaúcha e da Serra Catarinense, o frio combinado à umidade pode favorecer a ocorrência de “chuva congelada”, quando a água começa a congelar antes de tocar o solo, formando flocos úmidos ou partículas parcialmente congeladas. Esse tipo de precipitação é característico de dias muito frios e úmidos no topo das serras.

A previsão indica que a massa de ar polar continuará influenciando o tempo até, pelo menos, a próxima quarta-feira (13). O frio será mais intenso entre o domingo e o início da semana, atingindo também áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, com possibilidade de mínimas abaixo de 10 °C em várias cidades.

Geada no Centro Sul

A possibilidade de geada pode ser registrada em áreas do interior paulista, como o oeste e o sudoeste do estado, além da Serra da Mantiqueira, do Vale do Paraíba e do extremo sul de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

+ Lula sanciona com 63 vetos projeto que flexibiliza regras de licenciamento ambiental

O fim de semana do Dia dos Pais será marcado por frio também no Sudeste e no Centro-Oeste. Em São Paulo e Campo Grande, a previsão para o amanhecer de domingo (10) é de temperaturas abaixo dos 10 °C. No Rio de Janeiro, além do frio, há chance de chuva. Vitória terá um domingo abafado, com chuva à tarde e à noite, enquanto Belo Horizonte terá clima ameno.

Nas regiões de Goiânia e Brasília, o frio chega mais suavemente, e o domingo será de temperaturas agradáveis. Já em Cuiabá, os termômetros despencam após uma quinta-feira de calor intenso, com máxima de 35 °C.

Friagem no Norte e chuvas intensas

A nova massa de ar polar também deve alcançar parte da Região Norte entre hoje e domingo. O frio será sentido principalmente no Acre, Rondônia e no sul do Amazonas, com quedas expressivas de temperatura e possibilidade de chuva leve.

Por outro lado, nas regiões de Manaus, Belém, Macapá e Boa Vista, o fim de semana será quente e úmido, com calor, pancadas de chuva e períodos de sol. As instabilidades na região Norte, especialmente no Pará, Amazonas e Roraima, seguem sendo causadas pela Zona de Convergência Intertropical, responsável por grandes acumulados de chuva nos últimos dias.

+ Veterinários salvam jacaré atingido por arpões em Lagoa Santa (MG)

Enquanto o frio predomina no Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste, o calor continua marcando presença no Nordeste. Estados como Maranhão, Piauí, interior da Bahia e o sertão nordestino devem ter temperaturas acima dos 37 °C, com pancadas de chuva isoladas em algumas capitais, como Natal, Fortaleza e Salvador. Em Teresina, o fim de semana será de sol forte e calor intenso.

Publicidade

Assuntos relacionados

frio
temperatura
Frente fria
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade