Trump veta África do Sul no G20 e anuncia convite à Polônia
Estados Unidos assumiram presidência rotativa do grupo que reúne as maiores economias do mundo; cúpula de líderes será em Miami
Hariane Bittencourt
08/12/2025, 23:08 • Atualizado em 08/12/2025, 23:08
compartilhar
O presidente dos EUA, Donald Trump | Daniel Torok/Official White House Photo
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vetou a participação da África do Sul na próxima edição do G20, grupo que reúne as maiores economias do mundo. O anúncio foi feito na última quarta-feira (3), em comunicado oficial do Departamento de Estado da Casa Branca.
Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.
"O presidente Trump e os Estados Unidos não irão estender um convite ao governo sul-africano para participar no G20 durante a nossa presidência. Há lugar para divergências de boa-fé, mas não para desonestidade ou sabotagem", diz um trecho do texto.
A África do Sul presidiu o G20 no último ano. Sem a presença de um representante do alto escalão do governo norte-americano, o governo sul-africano não fez a passagem simbólica de comado para os Estado Unidos ao final da Cúpula de Líderes de Joanesburgo, em novembro.
No mesmo comunicado, o governo Trump anunciou o convite a países como a Polônia.
"Uma nação que já esteve presa atrás da Cortina de Ferro, mas que agora está entre as 20 maiores economias do mundo, vai se juntar a nós para assumir o seu legítimo lugar no G20. O sucesso da Polônia é a prova de que focar no futuro é um caminho melhor do que focar nas queixas", segue o texto.
Para justificar a exclusão da África do Sul, a Casa Branca citou políticas de redistribuição, cotas raciais e corrupção. E o que seria uma perseguição por parte dos sul-africanos aos Estados Unidos.
"O governo sul-africano radical procurou transformar os seus próprios cidadãos e os Estados Unidos em bodes expiatórios. O apetite do governo sul-africano pelo racismo e a tolerância à violência contra os seus cidadãos tornaram-se parte integrante das políticas internas fundamentais", afirmou o texto assinado por Marco Rubio, secretário de estado dos Estados Unidos.
Encontro de líderes
A próxima Cúpula de Líderes do G20 será em 2026 em Miami, nos Estados Unidos. Até agora, a página oficial do evento, que passa de um país para outro a cada ano, exibe apenas uma foto de Donald Trump ao lado da frase: "O melhor está por vir".
Antes do encontro de líderes, no entanto, uma série de reuniões com os negociadores dos países deve delimitar as prioridades do atual país-presidente. A primeira reunião de sherpas está marcada para semana que vem, entre os dias 15 e 16 de dezembro, em Washington.
Aqui no Brasil, interlocutores do Palácio do Itamaraty acreditam que a presidência norte-americana deve ser mais voltada para temas econômicos, deixando de lado algumas das prioridades adotadas pela África do Sul como transição energética e capacidade de resposta a desastres.
Trump veta África do Sul no G20 e anuncia convite à Polônia Estados Unidos assumiram presidência rotativa do grupo que reúne as maiores economias do mundo; cúpula de líderes será em MiamiMundo2025-12-08T23:08:09.089ZO presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vetou a participação da África do Sul na próxima edição do G20, grupo que reúne as maiores economias do mundo. O anúncio foi feito na última quarta-feira (3), em comunicado oficial do Departamento de Estado da Casa Branca. "O presidente Trump e os Estados Unidos não irão estender um convite ao governo sul-africano para participar no G20 durante a nossa presidência. Há lugar para divergências de boa-fé, mas não para desonestidade ou sabotagem", diz um trecho do texto. A África do Sul presidiu o G20 no último ano. Sem a presença de um representante do alto escalão do governo norte-americano, o governo sul-africano não fez a passagem simbólica de comado para os Estado Unidos ao final da Cúpula de Líderes de Joanesburgo, em novembro. No mesmo comunicado, o governo Trump anunciou o convite a países como a Polônia. "Uma nação que já esteve presa atrás da Cortina de Ferro, mas que agora está entre as 20 maiores economias do mundo, vai se juntar a nós para assumir o seu legítimo lugar no G20. O sucesso da Polônia é a prova de que focar no futuro é um caminho melhor do que focar nas queixas", segue o texto. Para justificar a exclusão da África do Sul, a Casa Branca citou políticas de redistribuição, cotas raciais e corrupção. E o que seria uma perseguição por parte dos sul-africanos aos Estados Unidos. "O governo sul-africano radical procurou transformar os seus próprios cidadãos e os Estados Unidos em bodes expiatórios. O apetite do governo sul-africano pelo racismo e a tolerância à violência contra os seus cidadãos tornaram-se parte integrante das políticas internas fundamentais", afirmou o texto assinado por Marco Rubio, secretário de estado dos Estados Unidos. Encontro de líderes A próxima Cúpula de Líderes do G20 será em 2026 em Miami, nos Estados Unidos. Até agora, a página oficial do evento, que passa de um país para outro a cada ano, exibe apenas uma foto de Donald Trump ao lado da frase: "O melhor está por vir". Antes do encontro de líderes, no entanto, uma série de reuniões com os negociadores dos países deve delimitar as prioridades do atual país-presidente. A primeira reunião de sherpas está marcada para semana que vem, entre os dias 15 e 16 de dezembro, em Washington. Aqui no Brasil, interlocutores do Palácio do Itamaraty acreditam que a presidência norte-americana deve ser mais voltada para temas econômicos, deixando de lado algumas das prioridades adotadas pela África do Sul como transição energética e capacidade de resposta a desastres.São PauloSPSudestehttps://sbtnews.sbt.com.br/noticia/mundo/trump-veta-africa-do-sul-no-g20-e-anuncia-convite-a-polonia
Hajime Moriyasu chamou o Galinho de herói e destacou a influência do ex-camisa 10 no desenvolvimento do futebol japonês antes do duelo pelas 16 avos da Copa
Fenômeno ocorre dias após os fortes tremores que atingiram o norte do país e deixaram centenas de vítimas, além de provocar danos em diferentes regiões