Onda de calor: saiba qual a previsão para o fim das altas temperaturas
O calorão começou nesta segunda-feira (17) e afeta diversos estados brasileiros

Ana Beatriz de Paula
Uma nova onda de calor passou a afetar principalmente os estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, e Paraná nesta segunda-feira (17). As altas temperaturas têm incomodado a população, que se questiona quando será o fim desse período.
+ Onda de calor começa nesta segunda em vários estados do Brasil
Dessa forma, a previsão é que a onda de calor se mantenha ativa até, pelo menos, o próximo final de semana, conforme o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet). No estado de São Paulo, porém, a Defesa Civil prevê o calorão permaneça até quarta-feira (19), com máximas de 38 °C em alguns municípios.
+ Onda de calor: como se cuidar durante as altas temperaturas?
No Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Piauí os termômetros podem marcar mais de 40 °C. A cidade carioca, inclusive, atingiu nível de calor 4 - classificação acionada quando um local atinge temperatura entre 40 °C e 44 °C - nesta segunda-feira (17).
Segundo informações da Organização Meteorológica Mundial, as temperaturas elevadas podem ser consideradas uma onda de calor quando as máximas médias diárias superam em 5 °C a média mensal durante, no mínimo, cinco dias consecutivos em uma área ampla.