Morre Juan Arias Martínez, escritor e jornalista espanhol, aos 92 anos
Autor trabalhou como colunista e correspondente do jornal El País em Roma e no Vaticano; ele era marido da também escritora Roseana Murray
Morreu nessa sexta-feira (22) o escritor e jornalista espanhol Juan Arias Martínez, aos 92 anos, de insuficiência renal. A também escritora e poeta Roseana Murray, com quem ele era casado, fez homenagem ao companheiro nas redes sociais.
"Juan Arias, numa foto de Bia Hetzel, faz tanto tempo, mas o tempo não existe. Juan partiu para as estrelas", postou no Instagram, citando imagem clicada por uma amiga escritora.
Juan Arias e Roseana moravam em Saquarema (RJ), no litoral do Rio de Janeiro. Em abril, a autora, de 73 anos, sofreu um ataque de três cachorros da raça pitbull e perdeu um braço e uma orelha.
Carreira
Radicado no Brasil desde 1999, Juan Arias nasceu em Arboleas. Era um dos mais antigos profissionais do jornal espanhol El País, fundado em 1976. Primeiros trabalhos dele a bordo da publicação datam de 1977.
Estudou teologia, filosofia, psicologia, filologia e línguas semíticas na Universidade de Roma. Trabalhou como correspondente do El País em Roma e no Vaticano, especializando-se em religião e na Igreja Católica.
Em 2020, estimou ter produzido cerca de 30 mil textos para o jornal e 120 viagens internacionais acompanhando os papas Paulo VI e João Paulo II.
O autor também deixou obra extensa como colunista e mais de dez livros publicados, com traduções em diversas línguas. Último texto no El País foi publicado em 8 de novembro, comentando eleição de Donald Trump como novo presidente dos Estados Unidos.