Um mês depois de ataque de pitbulls, Roseana Murray comemora recuperação: “Amei ter sido ressuscitada”
Na semana passada, a autora voltou a ser internada para dois procedimentos cirúrgicos . Ao SBT News, escritora contou planos para o futuro
Há um mês, a escritora Roseana Murray, de 73 anos, teve o braço direito dilacerado, sofreu ferimentos no rosto, no braço esquerdo e em outras partes do corpo após ser atacada por três pitbulls, em Saquarema, no Rio de Janeiro. Em entrevista ao SBT News, a autora relembrou os 13 dias que passou internada no Hospital Estadual Alberto Torres, na Região Metropolitana do estado e contou sobre os planos para realizar ainda este ano.
Ela precisou voltar para o hospital na última quarta-feira (1º) para realizar um enxerto, procedimento cirúrgico para transplantar um pedaço de pele, e uma ressonância. Segundo a equipe médica, as cirurgias foram um “sucesso”.
“Dona Roseana é uma guerreira e tem muitas histórias para contar. Tanto às crianças, como adolescentes e adultos”, diz o cirurgião plástico Thiago Genn.
Roseana Murray recorda, com carinho, o tratamento recebido pelos funcionários da unidade médica. Ela ressalta também que aprendeu muito durante os dias que ficou precisou ficar hospitalizada.
“Aprendi muito durante os dias que fiquei internada no hospital. Esse hospital é uma referência em trauma, mas é uma referência em cuidados humanos. Nunca vi nada igual. A enfermagem tem mel, o pessoal da limpeza, o pessoal da cozinha. O hospital é uma grande colmeia onde todos se comunicam… Amei ter sido ressuscitada por esse hospital”, conta a escritora.
Relembre o caso
Na manhã do dia cinco de abril, Murray havia saído de casa para uma caminhada. Ao chegar na orla da praia, ela observou que haviam três cães ferozes, sem coleira e focinheira, mas não chegou a imaginar que poderia ser atacada.
A autora foi brutalmente atacada pelos pitbulls no momento que se aproximava deles. Roseana foi socorrida pelo ultramaratonista Eduardo Neves, que corria na orla da praia, e um motorista que passava pela região.
Em seguida, o corpo de Bombeiros foi acionado para prestar socorro. Momentos depois, ela foi transferiada do hospital da região para o Alberto Torres, em São Gonçalo.
Quem é Roseana Murray?
Em seu site oficial na web, Roseana se apresenta como filha de imigrantes eropeus.
“Sou filha de imigrantes poloneses, Lejbus Kligerman e Bertha Gutman Kligerman, que vieram para o Brasil antes da Segunda Guerra fugindo do antissemitismo”, escreveu a autora.
Com mais de cem livros de poesia para crianças e jovens publicados, Murray foi premiada, em 2002, pela Academia Brasileira de Letras (ABL) com a obra de Literatura Infantojuvenil “Jardins”.
No mesmo ano, ela se mudou para Saquarema com os filhos, André Murray e Guga Murray, e o marido, Juan Arias.
Planos da autora
Questionada sobre os planos para o futuro, a escritora contou os que nesta semana vai comprar um caderno de caligrafia para começar a escrever com a mão esquerda.
“Estou fazendo tudo que eu posso com a mão esquerda. Estou indo muito bem”, garante Roseana Murray.
Ela também revela que está apta para retornar com o projeto social Café, Pão e Texto. “Esse ano eu vou recuperar os café, pão e texto, que foram adiados. Vou receber uma turma de adultos para me testar. Eles biblioterapeutas”.
“Continuo minha vida doida para voltar para a academia. Vou voltar quando me derem esse tipo de alta. Tem que ser um programa adequado para mim”, conclui a escritora.