Moradores de Laranjeiras denunciam furtos constantes de cabos na região
Casos recorrentes afetam serviços essenciais como internet, telefonia e transporte, gerando insegurança entre os moradores

Lívia Mendonça
Os moradores do bairro de Laranjeiras, na Zona Sul do Rio, denunciam os constantes furtos de cabos na região. As reclamações acontecem desde o ano passado, e imagens de câmeras de segurança flagraram algumas dessas ações criminosas.
Em um dos registros em vídeo, um morador narra o local e a data do furto, mostra os cabos cortados e alerta que, naquele dia, a população ficaria sem telefone. E foi exatamente isso que aconteceu.
+ Suspeito de morte de policial civil é preso após perseguição policial no Rio
Graça Lima, moradora da região, relatou que todos ficaram sem internet, evidenciando o impacto direto na vida dos moradores. As câmeras de segurança flagraram o momento em que um homem levanta, sozinho, uma tampa de ferro pesada e corta os cabos de telefonia em poucos minutos.
Segundo imagens captadas por outra câmera, ao todo, seis cabos foram cortados. O crime aconteceu a poucos metros da sede do Governo do Estado. E não foi a primeira vez: os moradores da Rua Presidente Carlos de Campos já presenciaram outros furtos semelhantes.
No mês passado, dois criminosos agiram durante a manhã, sem se preocupar com a movimentação mais intensa nas ruas. Graça Lima destacou a sensação de insegurança, ainda mais por ocorrer tão próximo à sede do governo.
+ Lula diz que papa Francisco "buscou levar amor onde existia ódio"; veja homenagens de autoridades
A situação também prejudicou o transporte público. Quem precisou do trem na manhã de domingo foi afetado: todas as estações do ramal de Belford Roxo ficaram paralisadas devido a mais um furto de cabos nas linhas férreas, que têm sido alvos constantes.
A SuperVia informou que está ciente da situação e que já solicitou medidas para coibir os roubos.
Casos como esse têm se repetido em diferentes bairros do Rio. No mês passado, dois homens ficaram pendurados em um poste durante o furto de cabos no Rio Comprido. Já em Rocha Miranda, outro homem escalou um poste e subiu na fiação elétrica, tentando escapar após ser flagrado furtando.
Para tentar frear esses crimes, o Senado estuda aprovar o aumento da pena para furto de cabos, que poderá passar de dois para até oito anos de prisão, além de multa.
+ Conheça os possíveis sucessores do Papa Francisco, morto aos 88 anos
A Light informou que, somente neste ano, até o dia 19 de março, foram furtados quase 50 mil metros de cabos. Em 2024, foram mais de 300 ocorrências, totalizando 71 mil metros de cabos levados por criminosos.