Publicidade
Brasil

Lula diz que papa Francisco "buscou levar amor onde existia ódio"; veja homenagens de autoridades

Representantes dos Três Poderes e outras personalidades da vida pública brasileira lamentaram partida do pontífice

Imagem da noticia Lula diz que papa Francisco "buscou levar amor onde existia ódio"; veja homenagens de autoridades
Lula durante encontro com papa Francisco em Roma, em 2013 | Divulgação/Ricardo Stuckert/PR
• Atualizado em
Publicidade

Representantes dos Três Poderes e diversas autoridades do Brasil lamentaram a morte do papa Francisco. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, em nota oficial do Palácio do Planalto, que "humanidade perde hoje uma voz de respeito e acolhimento ao próximo". Destacou ainda que "o argentino buscou de forma incansável levar o amor onde existia o ódio". Outros nomes também se manifestaram, como presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado Federal e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Veja repercussão:

+ Líderes mundiais e autoridades lamentam morte do papa Francisco; veja repercussão

Lula reforçou que Francisco levou temas urgentes globais ao Vaticano, como mudanças climáticas e situação de refugiados de guerras e conflitos. "Criticou vigorosamente os modelos econômicos que levaram a humanidade a produzir tantas injustiças. Mostrou que esse mesmo modelo é que gera desigualdade entre países e pessoas", escreveu.

Leia nota oficial de Lula sobre morte do papa Francisco:

"A humanidade perde hoje uma voz de respeito e acolhimento ao próximo. O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos.

Assim como ensinado na oração de São Francisco de Assis, o argentino Jorge Bergoglio buscou de forma incansável levar o amor onde existia o ódio. A união, onde havia a discórdia. E a compreensão de que somos todos iguais, vivendo em uma mesma casa, o nosso planeta, que precisa urgentemente dos nossos cuidados.

Com sua simplicidade, coragem e empatia, Francisco trouxe ao Vaticano o tema das mudanças climáticas. Criticou vigorosamente os modelos econômicos que levaram a humanidade a produzir tantas injustiças. Mostrou que esse mesmo modelo é que gera desigualdade entre países e pessoas. E sempre se colocou ao lado daqueles que mais precisam: os pobres, os refugiados, os jovens, os idosos e as vítimas das guerras e de todas as formas de preconceito.

Nas vezes em que eu e Janja fomos abençoados com a oportunidade de encontrar o Papa Francisco e sermos recebidos por ele com muito carinho, pudemos compartilhar nossos ideais de paz, igualdade e justiça. Ideais de que o mundo sempre precisou. E sempre precisará.

Que Deus conforte os que hoje, em todos os lugares do mundo, sofrem a dor dessa enorme perda. Em sua memória e em homenagem à sua obra, decreto luto de sete dias no Brasil.

O Santo Padre se vai, mas suas mensagens seguirão gravadas em nossos corações.

Luiz Inácio Lula da Silva

Presidente da República"

O presidente se encontrou três vezes com o papa Francisco: em 2020, após sair da prisão, em audiência no Vaticano, em 2023, em encontro oficial também no Estado-sede da Santa Sé, e em 2024, durante reunião do G7 na Itália.

Presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB)

O presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), escreveu na rede social X (ex-Twitter) que "poucos líderes foram tão marcantes para mim" como papa Francisco.

"O que mais marcou sua passagem foram as transformações que ele promoveu. Francisco foi o símbolo do diálogo, do acolhimento, da compreensão e, principalmente, da inclusão. Foi o papa que abriu a Igreja e a colocou no século XXI. Um líder que ficará na história pela força dos seus gestos. Eu e minha família seguiremos em oração por este líder que foi símbolo de esperança e justiça", afirmou.

Presidente do Senado e do Congresso, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP)

O presidente do Senado e do Congresso, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), lembrou experiência marcante de assistir a uma missa celebrada por Francisco, em 2019. "Sua presença, sua palavra e sua benção ficarão para sempre em minha memória", escreveu, em postagem no Instagram.

"Papa Francisco foi um líder espiritual de grande coragem, que pregou o respeito, o perdão e a caridade. Sua luta e seu serviço aos mais necessitados em todos os cantos do planeta inspirou milhões de pessoas", continuou o senador.

Presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, postou foto na companhia de Francisco e afirmou que pontífice "encarnou" virtudes como sabedoria, tolerância e compaixão".

"A compreensão em lugar dos dogmas. Num tempo em que há muita escuridão, foi uma luz iluminando a humanidade. A história o reconhecerá como um dos maiores", completou.

Ex-presidente Dilma Rousseff (PT)

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que atualmente preside o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), órgão do Brics, publicou comunicado destacando "voz firme" do pontífice "em defesa dos pobres, da justiça social, da fraternidade entre os povos".

Em 2013, a petista recebeu papa Francisco na primeira viagem apostólica do pontífice, para participar da 28ª Jornada Mundial da Juventude. À época, mais e 3,7 milhões de pessoas acompanharam a homilia do argentino na praia de Copacabana.

Leia nota de Dilma Rousseff:

"Com profunda tristeza recebo a notícia do falecimento do Papa Francisco.

A partida de sua Santidade marca o fim de um dos pontificados mais humanistas, corajosos e inspiradores da história recente. Papa Francisco, filho das Américas, trouxe para o trono de Pedro a linguagem do cuidado, da simplicidade e da esperança.

Sua voz firme em defesa dos pobres, da justiça social, da fraternidade entre os povos e do cuidado com a Casa Comum ecoou em todos os cantos do mundo. Em tempos marcados por desigualdades, crises ambientais e conflitos, Francisco foi presença de luz — capaz de unir fé e razão, espiritualidade e ação, oração e ternura.

Pessoalmente, sempre me emocionei com sua capacidade de escuta, seu olhar sereno, suas palavras desarmadas. Francisco devolveu ao mundo a beleza da misericórdia.

Neste momento de luto:

À sua família, expresso meus mais sinceros sentimentos. A dor da ausência convive com a gratidão por uma vida que iluminou tantas outras.

O Papa Francisco foi um lider exemplar — humilde e ousado em seu amor pelos mais frágeis.

Ao povo argentino, que viu nascer e crescer esse homem que se tornou um líder global, ofereço um abraço fraterno. Seu filho mais universal será lembrado com orgulho por gerações.

E aos milhões de pessoas ao redor do mundo — de todas as religioes, línguas, cores, condições e fronteiras — que encontraram em Francisco uma palavra de consolo, um gesto de solidariedade ou um impulso de esperança, compartilho a imensa tristeza.

Hoje, o mundo perde um líder espiritual. Eu me despeço de um exemplo de humanidade.

Descanse em paz, Papa Francisco.

DILMA ROUSSEFF"

Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)

Sem citar Francisco nominalmente, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que "para o Brasil e o mundo, a figura do papa sempre foi sinal de unidade, esperança e orientação moral".

"Sua partida nos convida à reflexão e à renovação da fé, lembrando-nos da força da espiritualidade como guia para tempos de incerteza", continuou.

Ministro Flávio Dino, do STF

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), publicou foto de encontro com Francisco e afirmou que pontífice "integra, com destaque eterno, a história da nossa Igreja Católica".

"Foi um exemplar cristão latino-americano. Em um mundo em que o ódio virou indústria de bilionários, sua pregação de Estadista da Fraternidade é essencial", completou.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade