Inmet prolonga alerta de perigo por calor extremo em seis estados brasileiros
SP, RJ, MG, ES, GO e MS enfrentam ondas de calor caracterizadas por temperaturas até 5°C acima da média por um período maior do que cinco dias

Sofia Pilagallo
com informações da Agência Brasil
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prolongou o alerta de perigo por calor extremo, válido para seis estados brasileiros, que terminaria no fim da tarde desta segunda-feira (29). O aviso segue em vigor até as 18h de terça-feira (30).
O alerta vale para São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Mato Grosso do Sul. Nessas localidades, as ondas de calor são caracterizadas por temperaturas até 5°C acima da média histórica por um período maior do que cinco dias.
O Inmet retirou da área de risco por calor extremo Santa Catarina e Paraná, que agora estão sob alerta para tempestades até as 23h59 de terça-feira. Ambos os estados podem ser atingidos por ventos de até 100km/h e chuvas de até 100 milímetros em 24 horas.
Nos últimos dias, a região Sudeste tem enfrentado uma onda de calor devido a uma massa de ar quente estacionada em toda a região, que abrange também partes de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro e impede a chegada de frentes frias. A cidade de São Paulo registrou no domingo (28) 37,2°C, a maior temperatura para dezembro desde 1961. Algumas cidades do interior paulista ultrapassaram os 42°C.
Apesar das altas temperaturas, a previsão para os últimos dias do ano é de que o calor perca um pouco a intensidade com a chegada de uma frente fria com fortes chuvas. Todo o estado de São Paulo, o Sul do Rio de Janeiro e o Sul/Sudoeste de Minas Gerais estão sob alerta de tempestades até as 10h desta terça-feira. O volume de chuvas pode variar até 50 milímetros por dia (mm/dia), acompanhadas de ventos intensos (40-60 km/h) e de queda de granizo.
O Inmet ainda emitiu alerta de tempestades para os três estados da região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), onde as tempestades devem ser mais críticas. O litoral sul de São Paulo e o sudoeste de Mato Grosso do Sul também devem ser atingidos por fortes chuvas.









