Com 37ºC, cidade de SP quebra recorde de calor pelo terceiro dia em dezembro
Temperatura é a maior já registrada no mês desde 1961; veja previsão para os próximos dias


Camila Stucaluc
A cidade de São Paulo registrou um novo recorde de calor. Os termômetros marcaram 37,2°C às 16h de domingo (28), na estação meteorológica do Mirante de Santana, superando os 36,2ºC registrados na última sexta-feira (26).
Esta é a maior temperatura registrada no mês de dezembro em 64 anos na capital paulista. A marca acontece em meio à nova onda de calor que atinge parte do Brasil desde a última semana. Além de São Paulo, outros sete estados estão em alerta vermelho — que significa "grande perigo" — devido às altas temperaturas. São eles:
- Espírito Santo
- Goiás
- Mato Grosso do Sul
- Minas Gerais
- Paraná
- Rio de Janeiro
- Santa Catarina
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE), a onda de calor deve diminuir gradativamente nos próximos dias, conforme a perda de força da massa de ar quente e úmido. Os modelos numéricos indicam ainda que os últimos dias de dezembro serão chuvosos na região Sudeste,
Para esta segunda-feira (29), a previsão é de 31°C, com percentuais mínimos de umidade do ar em torno dos 47%. No período da tarde, a condição de tempo instável se intensifica, com a ocorrência de pancadas de chuva de forte intensidade, o que aumenta o potencial para queda de árvores, alagamentos e elevação das cotas de rios e córregos.
Na terça-feira (30) ainda faz calor, mas com temperaturas mais baixas do que as registradas nos dias anteriores. A madrugada deve começar com termômetros na marca dos 22°C e céu nublado. No decorrer do dia, sol entre poucas nuvens e temperatura máxima de 29°C. A partir da tarde, pancadas de chuva com forte intensidade, acompanhadas de trovoadas, raios, eventuais rajadas de vento e potencial para queda de granizo.









