Mundo

Redução do ICE em Minnesota está em andamento, diz czar da fronteira dos EUA

No âmbito da operação Metro Surge, Trump destacou cerca de 3.000 agentes de imigração armados até o final de janeiro para deportar imigrantes no estado

Imagem da noticia Redução do ICE em Minnesota está em andamento, diz czar da fronteira dos EUA
Operação de imigração em St. Paul, Minnesota | 18/1/2026/Reuters/Leah Millis
• Atualizado em

Tom Homan, czar da fronteira do presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta quinta-feira (12) que uma redução significativa dos agentes de imigração em Minnesota está em andamento e propôs que o aumento de efetivos na região fosse encerrado.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

No âmbito da Operação Metro Surge, Trump destacou cerca de 3.000 agentes de imigração armados até o final de janeiro para deportar imigrantes em Minnesota, com foco em Minneapolis, sua maior cidade.

"Propus e o presidente Trump concordou que essa operação de reforço seja encerrada", disse Homan a repórteres em uma coletiva de imprensa.

Há uma semana, Homan anunciou que cerca de 700 agentes de imigração seriam retirados. Ele disse nesta quinta-feira que muitos dos agentes restantes destacados de outros Estados seriam enviados para casa na próxima semana, citando em parte o que chamou de coordenação "sem precedentes" com as agências locais de aplicação da lei em Minnesota.

As operações de deportação têm sido veementemente contestadas pelo governador de Minnesota, Tim Walz, um democrata, e por outras autoridadades eleitas do Estado. Os agentes, geralmente vestidos com máscaras faciais e equipamentos de camuflagem de estilo militar, têm repetidamente provocado protestos furiosos dos moradores de Minneapolis, que sopram apitos e usam seus celulares para gravar vídeos dos agentes.

(Reportagem de Susan Heavey e Katharine Jackson)

Últimas Notícias