Publicidade
Brasil

Gripe aviária: suspeita no Pará eleva para 5 o número de casos sob investigação no Brasil

Até o momento, dois focos foram confirmados no Rio Grande do Sul, o que levou à suspensão das exportações de carne de frango por diversos países

Imagem da noticia Gripe aviária: suspeita no Pará eleva para 5 o número de casos sob investigação no Brasil
Vírus H5N1 foi identificado em uma granja comercial do RS | OPAS
Publicidade

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) passou a investigar, nesta terça-feira (20), um novo caso suspeito de gripe aviária em uma criação de subsistência no município de Eldorado dos Carajás, no Pará. Com esse registro, o número de investigações em andamento no país chega a cinco.

+ Gripe aviária no Brasil: Posso ser contaminado? O vírus pode virar uma pandemia? Entenda riscos

Além do caso no Pará, duas suspeitas envolvem granjas comerciais — uma em Aguiarnópolis (TO) e outra em Ipumirim (SC) — e outras duas são de criações de subsistência: uma em Salitre (CE) e outra em Estância Velha (RS).

Na segunda-feira (19), o Mapa descartou três casos que estavam sob análise: em Nova Brasilândia (MT), Gracho Cardoso (SE) e Triunfo (RS). Todos eram de criações de pequeno porte.

+ Ministério da Agricultura investiga novo caso suspeito de gripe aviária no RS

Casos confirmados e medidas sanitárias

O primeiro foco confirmado da doença em granja comercial no Brasil foi identificado na semana passada, em Montenegro (RS), em um criadouro com cerca de 17 mil aves voltadas para a produção de ovos férteis. Todas as aves e ovos já foram descartados, e o processo de desinfecção das instalações está em andamento.

Outro foco também foi confirmado em um zoológico em Sapucaia do Sul (RS), cidade vizinha a Montenegro. Ambas ficam na região metropolitana de Porto Alegre.

As análises laboratoriais das amostras suspeitas são feitas no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, localizado em Campinas (SP).

+ Após China e UE, Argentina suspende importações de frango do Brasil

Efeito nas exportações

A confirmação de gripe aviária levou à suspensão das exportações de carne de frango por parte de diversos países, conforme os protocolos sanitários firmados com o Brasil.

China e União Europeia, por exemplo, exigem a paralisação imediata das exportações nacionais. Já México, Coreia do Sul, Chile, Canadá, Uruguai, Malásia e Argentina optaram por suspender as compras de forma voluntária.

+ Gripe aviária: ministro da Agricultura prevê retomada da exportação de frango em 28 dias

Outros países adotaram restrições regionais. O Japão suspendeu apenas as importações do município de Montenegro. Cuba, Bahrein e Reino Unido interromperam temporariamente as compras vindas do Rio Grande do Sul. Já Singapura, Filipinas, Jordânia, Hong Kong, Índia, Paraguai e Vietnã limitaram a restrição a um raio de 10 quilômetros ao redor da granja afetada.

Segundo o ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, o foco inicial do surto deve ser controlado em cerca de 28 dias – que é o ciclo do vírus –, se não houver nenhum outro caso confirmado no Brasil e que exportação de frango será retomada neste período.

Publicidade

Assuntos relacionados

Brasil
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade