Publicidade
Brasil

Gripe aviária: ministro da Agricultura prevê retomada da exportação de frango em 28 dias

Carlos Fávaro diz que, se não houver novos casos nesse período, Brasil volta a status de livre da doença

Imagem da noticia Gripe aviária: ministro da Agricultura prevê retomada da exportação de frango em 28 dias
Ave sendo vacinada contra a gripe aviária | Reprodução
Publicidade

O ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, afirmou nesta segunda-feira (19) que o governo está adotando medidas rigorosas para conter os casos de gripe aviária, identificada primeiramente em uma granja comercial em Montenegro (RS). Segundo o ministro, o foco inicial do surto deve ser controlado em cerca de 28 dias – que é o ciclo do vírus –, se não houver nenhum outro caso confirmado no Brasil.

"O importante é fazer todo o bloqueio e rastreamento de tudo o que saiu desta granja. Com isso, fazendo a inutilização de tudo que saiu desta granja, a gente diminui muito o risco de novos casos", afirmou Fávaro.

+ SC investiga caso suspeito de gripe aviária e proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis de 12 cidades do RS

O ministro reforçou ainda que, com o estado de emergência zoossanitária, todo o sistema de monitoramento fica mais efetivo. Além disso, as pessoas estão em alerta e precisam reportar casos suspeitos. "Quando há suspeita de doença respiratória, coleta-se amostra, leva pro laboratório e, comprovando que não tem a presença do vírus, descarta aquele caso como suspeita", explicou o ministro.

O ministério informou nesse domingo (18) que investiga um possível caso de gripe aviária em Aguiarnópolis, no norte do estado de Tocantins.

+ Ministério da Agricultura investiga novo caso suspeito de gripe aviária no RS

Outro caso suspeito foi identificado em Ipumirim (SC). No fim de semana, o estado de Santa Catarina proibiu entrada de aves vivas e ovos férteis de 12 cidades do Rio Grande do Sul.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade