Governo do RJ cria força-tarefa contra calor extremo e monta postos de hidratação
Operação integra Cedae, Saúde, Defesa Civil, Bombeiros e Ambiente para reduzir impactos das altas temperaturas no estado

Antonio Souza
com informações do SBT Rio
O Governo do Estado do Rio de Janeiro apresentou nesta segunda-feira (29) uma força-tarefa para enfrentar o calor extremo que atinge o estado nas últimas semanas.
O plano, determinado pelo governador Cláudio Castro, reúne ações integradas para minimizar riscos à saúde da população, reforçar a segurança nas praias e ampliar o monitoramento ambiental e meteorológico.
No domingo (28), a Cedae deu início à chamada “megaoperação de hidratação”, distribuindo 15 mil litros de água potável nas praias de Copacabana, Leme e Ipanema, na zona sul do Rio, além do parque Madureira, na zona norte, e em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Para manter a água gelada, foram usadas 3,4 toneladas de gelo.
A operação da Cedae conta com a “Frota da Hidratação”, composta por 1 Kombi, 14 bicicletas posicionadas em postos de salva-vidas e bebedouros para pets, incluindo áreas para gatos e cachorros.
Toda a água é fornecida pela Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu, com monitoramento contínuo por laboratório móvel, garantindo a qualidade do abastecimento.
Nesta segunda, os postos foram ampliados para atender passageiros do transporte público e pessoas em situação de vulnerabilidade, incluindo a população em situação de rua no centro do Rio.
Os pontos de hidratação estão localizados nas estações de trem da Central do Brasil, Bangu, Campo Grande e Madureira.
Secretaria registra 300 atendimentos por calor
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio informou que o fim de semana registrou 300 atendimentos nas UPAs estaduais relacionados a sintomas do calor, como mal-estar, tontura e desidratação.
As UPAs também receberam salas de hidratação externas para atender pessoas em situação de vulnerabilidade nos dias mais quentes. “Na última quinzena, mais de 2.000 pessoas foram atendidas nas UPAs com sintomas do calor. Seguimos protocolos de classificação de risco para garantir atendimento ágil, especialmente a idosos e crianças. Pacientes que precisam de hidratação extra recebem sais de reidratação para uso imediato ou para seguir o tratamento em casa”, explicou a secretária de Saúde, Claudia Melo.
O SAMU atua com 5 duplas de motolâncias posicionadas em áreas estratégicas, além de 3 veículos de intervenção rápida. As equipes contam com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, todos capacitados e equipados com os insumos necessários.
A Secretaria de Saúde monitora as temperaturas por meio do painel Vigidesastres e do Painel Monitora – Excesso de Calor, que reúne informações técnicas para gestores e orientações simplificadas para a população. O sistema emite alertas diários aos municípios para garantir respostas rápidas e coordenadas.
O Corpo de Bombeiros reforçou a Operação Verão com mais de mil bombeiros atuando nas praias, que receberam 38 postos móveis de guarda-vidas.
Somente neste fim de semana, foram registradas:
- 19.482 ações de prevenção a afogamentos
- 87 resgates de banhistas
- 104 crianças perdidas localizadas
A operação conta com investimento de R$ 23 milhões em tecnologia e valorização da tropa, incluindo drones com alertas sonoros para riscos do banho de mar noturno e avisos sobre o perigo do banho no mar à noite.
Salas de monitoramento
O governo criou ainda uma sala de monitoramento de temperatura e sensação térmica, com 30 estações espalhadas por 10 municípios do estado. Os dados são compartilhados diretamente com as prefeituras.
As cidades monitoradas são: Barra Mansa, Cantagalo, Duque de Caxias, Itaboraí, Itatiaia, Porto Real, Quatis, Rio de Janeiro, São João da Barra e Volta Redonda.









