Deputados do Paraná aprovam projeto que terceiriza a gestão de colégios públicos no estado
Segundo o texto, instituições privadas serão responsáveis pela contratação e demissão de professores; estado seguirá definindo o programa pedagógico
Melissa Munhoz
Deputados do Paraná aprovaram, nesta terça-feira (4), um projeto que terceiriza a gestão de colégios públicos no estado.
A proposta, apresentada pelo governo estadual no último dia27 de maio, tramitou em regime de urgência na Assembleia Legislativa paranaense. O projeto foi aprovado em segundo turno por 38 votos a 13.
A medida institui o programa Parceiro da Escola, que transfere a administração de 204 colégios públicos a instituições privadas. Elas serão, por exemplo, responsáveis pela contratação e demissão de professores. O estado seguirá com autonomia para definir o programa pedagógico.
O governador Ratinho Júnior deve sancionar a lei nos próximos dias, mas a implantação do projeto não será imediata. Segundo o texto, cada comunidade escolar dos colégios selecionados poderá decidir se quer ou não aderir ao novo modelo.
A medida é criticada pelo sindicato dos trabalhadores da educação pública do Paraná, que iniciou uma greve nesta segunda-feira (3).
Professores e servidores públicos contrários ao programa invadiram a Assembleia Legislativa durante a votação em primeiro turno. Houve confronto com a polícia, que lançou bombas de gás lacrimogêneo. Pelo menos três pessoas ficaram feridas. Um homem e uma mulher foram presos em flagrante por dano contra o patrimônio público.