Lula recebe Mauro Vieira para discutir situação na Venezuela
Conversa aconteceu nesta quarta-feira (7) no Palácio do Planalto


Hariane Bittencourt
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta quarta-feira (7) com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para tratar da situação na Venezuela.
O encontro, que não constava na agenda do presidente, foi rápido e aconteceu no Palácio do Planalto. Na sequência, Mauro Vieira seguiu para o Palácio do Itamaraty. Não houve pronunciamento à imprensa.
Esta foi a primeira reunião presencial dos dois desde o último sábado (3), quando os Estados Unidos atacaram a Venezuela e capturaram Nicolás Maduro.
Naquele mesmo dia, Lula conversou por telefone com a presidente interina Delcy Rodríguez antes de realizar duas reuniões de emergência com alguns de seus ministros. O petista, que estava no Rio de Janeiro, comandou as conversas por videoconferência.
Segundo interlocutores, Lula quer manter o mesmo tom utilizado em sua primeira manifestação sobre a ação militar, no sábado, condenando ataques à soberania dos países e defendendo o diálogo e a paz na América Latina.
A postura do presidente e do governo brasileiro, no entanto, vai depender dos próximos passos de Donald Trump e da situação de momento no país vizinho.








