Publicidade
Brasil

Concessionária Comporte vence leilão e assume três linhas da CPTM em SP

Privatização das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade prevê investimento de R$ 14,3 bilhões; concessão acontece em semana marcada por protestos

Imagem da noticia Concessionária Comporte vence leilão e assume três linhas da CPTM em SP
Trem da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) | Reprodução/CPTM
Publicidade

A concessionária Comporte Participações venceu, nesta sexta-feira (28), o leilão para administrar as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), em São Paulo. Realizado na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), o pregão foi o primeiro de uma série de concessões previstas pelo governo do estado para 2025.

+ Tribunal do Trabalho propõe suspensão de greve na CPTM até leilão de privatização

A empresa será responsável por 124 km de trilhos que ligam a região do Alto Tietê à zona leste da capital e Guarulhos. O contrato de concessão, estimado em R$ 14,3 bilhões, terá validade de 25 anos e deve ser assinado até o fim do primeiro semestre deste ano.

Protestos e repressão policial

A privatização ocorreu em meio a protestos ao longo da semana. Na quinta-feira (27), integrantes do movimento Amigos e Familiares de Ferroviários ocuparam a Secretaria de Transporte de São Paulo. A Polícia Militar interveio com bombas de efeito moral e balas de borracha, deixando feridos e detendo três manifestantes.

+ Chuva e risco de raios interrompem shows do Lollapalooza em São Paulo

Na noite de terça-feira (25), ferroviários decidiram, por 23 votos a 20, suspender a greve que começaria na quarta-feira (26) contra a privatização. Em audiência no Tribunal Regional do Trabalho, o desembargador Francisco Ferreira Jorge Neto sugeriu uma "cláusula de paz temporária", permitindo manifestações com uso de roupas pretas e diálogos com passageiros.

A decisão da assembleia será formalizada em audiência na Justiça do Trabalho. Enquanto isso, novas mobilizações contra a privatização podem ocorrer nos próximos dias, de acordo com as organizações.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade