Alerta vermelho: tempestade e ventos com mais de 100 km/h atingem o Sul do Brasil
Inmet emite alerta de grande perigo e prevê chuvas, ventos fortes e queda de granizo em meio a passagem de ciclone extratropical
Três estados brasileiros estão em alerta vermelho, de grande perigo, para tempestades nesta quinta-feira (24), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet. Segundo o órgão, há possibilidade de ventos com mais de 100 km por hora e queda de granizo. A chuva deve ser superior a 100 milímetros.
+ Ciclone extratropical se aproxima do sul do Brasil
A tempestade atinge os estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina em meio a passagem de um ciclone extratropical formado no Uruguai. Há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.
O Inmet aconselha que sejam desligados aparelhos elétricos e até o quadro geral de energia nas regiões de risco. Em caso de situação de grande perigo confirmada, o órgão pede que os moradores procurem abrigo e evitem permanecer ao ar livre. Em caso de inundações e enxurradas, o conselho é proteger os documentos e objetos de valor com sacos plásticos.
No site do Inmet, é possível saber quais cidades e áreas estão em estado de alerta vermelho.
Em outros cinco estados, o instituto emitiu um alerta laranja, de perigo, para tempestade. São eles: Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Nesses locais, os ventos podem chegar até 100 km por hora, com chuvas de até 100 mm/dia. Veja as cidades afetadas pelo alerta laranja no site do Inmet.