Ciclone extratropical se aproxima do sul do Brasil com ventos de até 100 km/h
Fenômeno provocará chuva forte com possibilidade de granizo; Defesa Civil emitiu alerta para o Rio Grande do Sul
Um ciclone extratropical formado no Uruguai começou a se aproximar do sul do Brasil nesta quinta-feira (24). A previsão, segundo o Climatempo, é que o fenômeno provoque uma onda de tempestades na região, sobretudo no Rio Grande do Sul, com rajadas de vento de até 100 km/h. Também há possibilidade de granizo em áreas isoladas.
Em meio ao cenário, a Defesa Civil emitiu um alerta para quase todo o estado gaúcho, destacando a possibilidade de alagamentos pontuais e danos em diversas áreas por conta dos ventos fortes. Durante o dia, é alto o risco de queda de árvores, postes e colapso de estruturas. O sistema de energia elétrica é outro que deve ser afetado.
"Evite sair durante o andamento desses temporais e dessas rajadas de vento mais intensas. Caso seja surpreendido pelo tempo severo, busque abrigo. Se estiver em casa, feche bem as portas e janelas. Durante os temporais, retire da tomada os eletroeletrônicos. Abrigue animais e mantenha-os em segurança”, orientou a Defesa Civil.
Além do sul, o ciclone extratropical será sentido por alguns estados do sudeste, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, que terão chuva e fortes ventos associadas ao deslocamento do fenômeno na sexta-feira (25). Tais ventos também deixarão o mar agitado, o que pode resultar na elevação das ondas na costa da região no fim de semana.
Expectativas para novembro
Com a passagem do ciclone extratropical, outubro terminará com temporais generalizados em boa parte do Brasil. Segundo a Climatempo, o clima úmido deve continuar em novembro. São previstas chuvas acima da média nas regiões Sudeste e Sul.
+ Chuva deixa mais de 70 mil pessoas sem energia na Grande São Paulo
Já no Centro-Oeste, Norte e Nordeste, a tendência é de chuva abaixo da média, com um déficit que pode variar entre 10 e 30 mm ao longo do mês. Mesmo assim, algumas áreas ainda receberão chuvas pontuais e intensas, especialmente na faixa norte do Brasil.