México retoma visto eletrônico para brasileiros; entenda
Medida tem como objetivo flexibilizar política migratória, facilitando a entrada de turistas no país


Camila Stucaluc
O México retomou, na quinta-feira (5), o processo eletrônico para emissão de visto para turistas brasileiros. O documento, conhecido como e-Visa, é exigido para viajantes com destino ao país, na condição de turista, e para passageiros em conexão/trânsito por aeroportos mexicanos.
A solicitação eletrônica de visto pode ser feita diretamente no site da Embaixada mexicana — apenas em caso de viagens aéreas. Para ingresso no país por via terrestre ou marítima, será preciso solicitar autorização às repartições consulares, que também continuam disponíveis para emissão do visto físico, ainda válido, inclusive para entradas múltiplas no país, com validade de 180 dias ou 10 anos.
Segundo a Embaixada mexicana, a medida visa flexibilizar a política migratória entre Brasil e México. Em 2021, o governo mexicano voltou a exigir o visto de turismo e negócios aos brasileiros, interrompendo o acordo de isenção mantido por quase 20 anos entre os países. A decisão foi tomada após autoridades descobrirem que o benefício era utilizado para trabalho ilegal no país ou imigração ilegal aos Estados Unidos.
“A implementação dessa medida de facilitação migratória continuará sendo acompanhada por processos de ajustes e aperfeiçoamento técnico e operacional do sistema, com o objetivo de assegurar seu pleno funcionamento”, disse o Consulado do México em São Paulo.
Isenção
Brasileiros que possuírem visto válido dos Estados Unidos, Canadá, Japão, Reino Unido ou de países do Espaço Schengen ou quem tenham residência permanente em um dos países não precisam solicitar o visto mexicano. O mesmo vale para moradores do Chile, Colômbia e Peru. Nesses casos, o México exige apenas o Formulário Migratório Múltiplo (FMM), que pode ser obtido virtualmente antes da viagem ou preenchido em papel ao chegar no país.









