Máscaras voltam a ser obrigatórias no transporte público de SP
Decisão passa a valer a partir deste sábado (26). Governo quer evitar nova onda de casos de covid-19
Emanuelle Menezes
O uso de máscaras passa, novamente, a ser obrigatório nos transportes públicos de São Paulo, neste sábado (26.nov). O Governo do Estado e a Prefeitura da capital decidiram retomar a cobrança para evitar o avanço dos casos de covid-19.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo análise técnica do Conselho Gestor da Secretaria Estadual de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde, nos últimos 14 dias os indicadores de internações por covid-19 em leitos de enfermaria cresceram 156% e nas UTIs o aumento foi de 97,5%. A média diária é de mais de 400 novas internações.
A velocidade no aumento das internações tem pressionado os sistemas de saúde público e privado, com pacientes mais idosos, com comorbidades ou imunodeprimidos, mais vulneráveis a descompensações e complicações relacionadas à infecção pelo Sars-Cov-2.
De acordo com o conselho, é previsto um aumento de óbitos nas próximas semanas em todo o estado de São Paulo.
Por isso, a Secretaria Estadual de Saúde recomendou a volta da obrigatoriedade de utilização de máscaras em situações de maior risco de transmissão do vírus, caso do transporte público.
Além disso, o órgão reforça a necessidade de estar com o ciclo vacinal completo para assegurar maior proteção contra covid-19. "A única forma de amenizar os efeitos do vírus é garantir a imunização com as doses que estão disponíveis em todos os postos de saúde do Estado" diz a pasta.
Leia também: