Roma: Um passeio pelos monumentos mais famosos da cidade eterna
Capital da Itália carrega história de quase 3 mil anos e guarda relíquias do tempo em que dominava o mundo
Renata Cordeiro
Um passeio pelas ruas estreitas da cidade dividida pelo Rio Tibre é como caminhar por um livro de história a céu aberto. Tudo na cidade remete a um passado de glória do Império que, durante 20 séculos, dominou o Ocidente e parte do Oriente, sendo responsável por definir a geografia mundial. Por isso, a viagem a Roma é muito mais que lazer, é um encontro com a arte e a cultura que influenciaram a formação dos povos.
No vídeo que estreia nesta 6ª feira (27.jan) na playlist de turismo do SBT News, Renata Cordeiro, visita os principais monumentos de Roma e dá dicas importantes sobre horários de funcionamento e preço dos ingressos de atrações, como a Basílica de São Pedro, o Coliseu de Roma e a Fontana Di Trevi.
Basílica de São Pedro: sede do catolicismo
As igrejas são um capítulo especial da visita à Roma. O turista pode percorrer a cidade a pé que vai se deparar com diferentes tipos de construções, erguidas em diferentes épocas. Mas com certeza o principal destino vai ser a mais famosa dela: a Basílica de São Pedro, sede do episcopado de Roma e residência oficial do Papa, localizada dentro do estado do Vaticano.
O monumento é um dos mais visitados do mundo. Por isso, procure chegar cedo enquanto as filas ainda não estão grandes. O roteiro de visitação é pago com o ingresso mais barato custando 32 euros, para duas horas de visita, e o mais caro saindo por quase 95 euros, para 5h30 min de visitação.
O local de peregrinação dos cristãos inclui a Capela Sistina, situada no Palácio Apostólico, conhecida por sua arquitetura inspirada no Templo de Salomão e pelos afrescos de Michelangelo que ilustram passagens bíblicas desenhadas no teto. Ao lado de obras marcantes de outros grandes artistas como Rafael, Perugini e Botticelli.
As ruínas do Império Romano
Depois do passeio espiritual é hora de se encontrar com as ruínas. Começando pelo Fórum Romano, que era o maior centro de comércio da antiga Roma. É uma praça retangular circundada pelas ruínas de antigas e imponentes construções do então Império. Era no Fórum Romano que fervilhavam os debates políticos e onde os eleitores escolhiam seus representantes.
Outro ponto turístico que não pode faltar no roteiro da viagem à Roma é o Coliseu Romano. Com um ingresso de 18 euros é possível visitar o Fórum e o Coliseu no mesmo dia. A construção em formato oval lembra os nossos atuais estádios de futebol. O Coliseu, no seu esplendor, chegava a receber 55 mil pessoas para os grandes duelos de gladiadores e outros eventos.
A construção data de 80 A.C. e a sua arquitetura permitia até a simulação de batalhas marítimas, caças de animais selvagens, execuções, encenações de batalhas famosas e dramas baseados na mitologia clássica. O Coliseu é considerado um dos maiores símbolos de Roma e assim como ir ao Vaticano e não ver o Papa, ir a Roma e não visitar o Coliseu é motivo de frustração do turista.
Conhecendo Roma a pé
O passeio a pé por Roma pode reservar agradáveis surpresas. Seja pelas obras de arte que surgem nas fachadas dos edifícios históricos ou pela rica gastronomia que atrai apreciadores do mundo todo. Os restaurantes em Trastevere, região boêmia de Roma oferecem a comida típica italiana e são disputados pelos turistas. Mas é possível encontrar bares e boates descolados em outras regiões da cidade.
Outras atrações das ruas de Roma são as fontes de água que se espalham por vários pontos. Elas integram os antigos aquedutos que abasteciam a cidade e são esculturas expostas livremente. A mais famosa delas é a Fontana Di Trevi, um lugar cercado de magia onde turistas e moradores se encontram num ambiente cosmopolita e com muito agito.
A lenda diz que atirar uma moeda de costas para a fonte pode trazer dinheiro e sorte no amor. No jeito romântico do italiano, o príncipe encantado ou a princesa podem estar mais perto depois que você jogar uma moeda na fonte.
Dicas essenciais para sua viagem ficar mais tranquila
Se você quer ir a Roma já dá pra começar a montar o roteiro com essas dicas, mas a cidade tem muito mais a oferecer. Acesse agora o vídeo da Renata Cordeiro no De Malas Prontas e saiba muito mais.