Montana se torna primeiro estado dos EUA a banir TikTok
Decisão visa garantir segurança cibernética em meio à suspeita de espionagem
O governador do estado norte-americano de Montana, Greg Gianforte, sancionou, na 4ª feira (17.mai), a lei que proíbe lojas de aplicativos, como a Play Store e App Store, de disponibilizarem o TikTok para download no estado. A regra entra em vigor em 1º de janeiro de 2024 e prevê multa de US$ 10 mil em caso de descumprimento.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo Gianforte, a decisão acontece em meio às suspeitas de que o aplicativo seja usado para coleta indevida de dados dos usuários pelo Partido Comunista Chinês, o que ameaça a segurança dos Estados Unidos. Pelas redes sociais, o governador afirmou que o "TikTok é apenas um aplicativo vinculado a adversários estrangeiros".
TikTok is just one app tied to foreign adversaries. Today I directed the state?s Chief Information Officer to ban any application that provides personal information or data to foreign adversaries from the state network. pic.twitter.com/92Im6D9Jgx
? Governor Greg Gianforte (@GovGianforte) May 17, 2023
Gianforte informou ainda que, a partir de 1º de junho deste ano, ficará proibida a instalação de aplicativos suspeitos em dispositivos do governo. Além do TikTok, o político listou o WeChat, também da China, e o Telegram, da Rússia, que podem coletar e fornecer informações norte-americanas de relevância aos adversários.
+ Reino Unido multa TikTok em US$ 15,9 milhões por usar dados de crianças
Em comunicado, o TikTok, que também já foi banido de dispositivos dos governos do Canadá, Nova Zelândia, Austrália, Reino Unido e Estados Unidos, alegou que a lei "infringe os direitos constitucionais do povo de Montana". A empresa também afirmou que pretende defender os direitos dos usuários dentro e fora do estado.