EUA prende jovem que planejava ataque inspirado no Estado Islâmico durante Réveillon
Adolescente de 18 anos foi preso na Carolina do Norte após jurar lealdade ao Estado Islâmico e planejar ataque a supermercado e lanchonete


Reuters
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos informou nesta sexta-feira (2) que o FBI frustrou um plano de ataque terrorista inspirado no Estado Islâmico na véspera de Ano Novo, em Carolina do Norte. Um adolescente de 18 anos foi preso e compareceu pela primeira vez ao tribunal na mesma data.
O suspeito foi identificado como Christian Sturdivant. Ele foi acusado de fornecer apoio material a uma organização terrorista estrangeira, segundo denúncia criminal. Sturdivant ainda não se declarou culpado ou inocente das acusações.
De acordo com o procurador Russ Ferguson, do Distrito Oeste da Carolina do Norte, o plano incluía ataques a um supermercado e a um restaurante de fast food da cidade. A investigação aponta que o suspeito havia jurado lealdade ao Estado Islâmico e se preparava para agir no período das festas.
Como o plano foi descoberto?
A apuração mostra que Sturdivant se comunicou online, em dezembro, com agentes disfarçados do FBI e da Polícia de Nova York, acreditando que falava com pessoas ligadas ao Estado Islâmico. Nessas conversas, ele teria compartilhado imagens de martelos e facas e discutido um ataque iminente.
Durante buscas na residência, os investigadores apreenderam martelos, facas e um documento manuscrito intitulado “Ataque de Ano Novo 2026”, que mencionava planos de ataque a civis e confronto com forças policiais. As informações constam na denúncia criminal citada pelo Departamento de Justiça.
Suspeito já havia chamado atenção do FBI
Sturdivant entrou no radar do FBI em 2022, quando ainda era menor de idade, após tentar contato com um membro do Estado Islâmico no exterior e planejar um ataque com martelo, mas não foi formalmente acusado.
Na ocasião, ele foi encaminhado para tratamento psicológico, segundo autoridades americanas.









