Mocidade, Beija-Flor, Viradouro e Tijuca brilham no 2º dia de desfiles na Sapucaí; FOTOS
Agremiações cruzaram a avenida dentro do tempo máximo de 80 minutos; veja ordem completa do último dia de espetáculo


Emanuelle Menezes
Terminou, na manhã desta terça-feira (17), o segundo dia de desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Quatro agremiações passaram pela avenida e encantaram o público presente na Marquês de Sapucaí.
O cortejo carnavalesco começou na noite de segunda-feira (16), com a Mocidade Independente de Padre Miguel. Na sequência, desfilaram: a atual campeã, Beija-Flor de Nilópolis; Unidos do Viradouro e Unidos da Tijuca. As escolas apresentaram os seguintes enredos:
- Mocidade Independente de Padre Miguel: "Rita Lee, a padroeira da liberdade". A escola levou para a Marquês de Sapucaí uma homenagem à cantora Rita Lee, um dos maiores nomes da música brasileira.
- Beija-Flor de Nilópolis: "Bembé". O desfile da atual campeã do carnaval carioca contou a história do maior candomblé de rua do mundo, o Bembé do Mercado. A cerimônia é realizada em Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano.
- Unidos do Viradouro: "Pra Cima, Ciça". O desfile da escola fez uma homenagem ao Mestre Ciça, um dos maiores nomes da história do carnaval do Rio.
- Unidos da Tijuca: "Carolina Maria de Jesus". A Tijuca cantou na avenida a trajetória da escritora Carolina Maria de Jesus, mais conhecida pela obra "Quarto de Despejo".
Veja imagens dos desfiles:








Ordem dos desfiles do Grupo Especial em 2026:
Os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio foram divididos em três noites, assim como em 2025. A ordem das apresentações das 12 agremiações foi definida por sorteio, feito pela Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa). Quatro escolas se apresentaram no domingo (15), outras quatro na segunda-feira e, nesta terça-feira (17), desfilarão:
22h – Paraíso do Tuiuti
23h30 – Unidos de Vila Isabel
1h – Acadêmicos do Grande Rio
2h30 – Acadêmicos do Salgueiro









