Brasileiro deportado dos EUA reencontra esposa americana no Rio, após 3 meses separados
Hana Silveira desembarcou no Brasil e reencontrou o marido Mateus, preso pelo ICE quando fazia entrevista para green card nos Estados Unidos
SBT Brasil
Após quase três meses separados, o brasileiro detido pelo ICE enquanto fazia entrevista para green card nos Estados Unidos reencontrou a esposa. A advogada americana Hana Silveira desembarcou no Rio de Janeiro na manhã desta segunda-feira (16). Ela foi recebida pelo marido, Mateus de Paula Silveira, e conheceu pessoalmente a sogra, Luciana.
Mateus chegou ao Brasil na última quarta-feira, deportado com outros 59 brasileiros vindos também dos Estados Unidos. Ele havia sido detido em 24 de novembro do ano passado por agentes do ICE, o Serviço Americano de Imigração e Alfândega, quando estava na última entrevista do processo para obter a residência definitiva no país.
Segundo a esposa, os agentes alegaram que havia um mandado de prisão por ele ter permanecido no país com o visto vencido. Desde então, Hana começou uma campanha nas redes sociais para que a situação fosse resolvida. Ela também se disse enojada com a maneira como o governo americano estava tratando os imigrantes.
Após receber a mulher, Mateus falou pela primeira vez sobre o retorno ao Brasil:
“É bom, muito alívio, né? Porque tem dois meses lá que eu ficava sem saber o que vai acontecer. Fui mandado de um lugar para o outro, sempre algemado. Comida ruim também.”
Mateus é piloto de aviação civil. Ele viajou em 2019 para os Estados Unidos com visto de estudante. Queria se aperfeiçoar na profissão e estudar inglês, mas o visto expirou durante a pandemia.
Em 2022, o brasileiro conheceu Hana. Eles se casaram dois anos depois. Por causa da deportação, Mateus Silveira está proibido de retornar aos Estados Unidos nos próximos 10 anos.
Agora, o casal pretende descansar e decidir como recomeçar a vida.
“Olhar para trás, nem pensar. Agora virou passado, virou história. Só aproveitar aí com a família, com os amigos, minha esposa também”, afirmou Mateus.
No final de janeiro, o SBT News conversou com a esposa de Matheus, a Hannah Silveira, que revelou detalhes da detenção do marido. Ele foi forçado a deixar o Edifício Federal do USCIS, o serviço de cidadania e imigração dos EUA, em San Diego, na Califórnia, e levado para o Centro de Dtenção de Otay Mesa, na mesma cidade. Assista:









