Chuvas deixam pessoas ilhadas e mais de 54 mil sem luz em SP
Alagamentos atingiram Guarulhos e capital paulista; ventos passaram de 75 km/h e causaram quedas de árvores e falta de energia
Antonio Souza
As fortes chuvas que atingiram a capital paulista e a Região Metropolitana de São Paulo nesta segunda-feira (16) provocaram alagamentos, deixaram pessoas ilhadas e causaram falta de energia em mais de 54 mil imóveis, segundo o Corpo de Bombeiros e a concessionária Enel.
Em Guarulhos, na Grande São Paulo, quatro pessoas ficaram ilhadas em pontos de alagamento registrados na Avenida Monteiro Lobato, no Centro, e na Rua do Araújo.
Com a força da água, três carros chegaram a boiar. As vítimas foram resgatadas pelas equipes de emergência e levadas para locais seguros.
Em um dos casos mais graves, uma mulher ficou agarrada a um poste, com a água na altura do pescoço. Ela foi resgatada por bombeiros e não sofreu ferimentos graves. Também houve pessoas ilhadas dentro de um ônibus. Todas foram retiradas com segurança.
Ocorrências registradas
Entre 16h e 18h39, o Corpo de Bombeiros registrou, na capital paulista, 26 chamadas para quedas de árvores e três ocorrências de enchentes com vítimas ilhadas em Guarulhos.
Rajadas de vento chegaram a 75,1 km/h na região de Santana, na zona norte de São Paulo, uma das áreas mais atingidas pela ventania.
Em São Miguel Paulista, na zona leste, foi registrado o maior índice pluviométrico, com 40,6 mm, seguido por Taboão da Serra, na zona oeste, com 34,0 mm.
Mais de 54 mil sem energia
Segundo o mapa de fornecimento da Enel São Paulo, 54.035 imóveis estavam sem energia elétrica às 20h54, durante o temporal.
A capital paulista foi a mais afetada, com cerca de 45 mil clientes sem luz, seguida por Taboão da Serra, com aproximadamente 6 mil imóveis sem fornecimento.
O estado de atenção para alagamentos foi encerrado às 18h54 em toda a capital paulista. Segundo os órgãos meteorológicos, a chuva perdeu força e não há previsão de novos temporais significativos durante a noite e a madrugada.
O tempo deve permanecer abafado, com possibilidade apenas de chuvas fracas e isoladas.









