Polícia

Confronto entre polícia e traficantes assusta moradores em Vila Izabel no Rio

Imagens mostram barricadas, fuzis e perseguição na zona norte do Rio de Janeiro no 2º dia do ano. Ação faz parte da Operação Barricada Zero

Criminosos armados entraram em confronto com a Polícia Militar no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, na zona norte do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (2), segundo dia de 2026. Vídeos exclusivos obtidos pelo SBT mostram barricadas, fuzis e motoristas atravessando a região com medo.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

O vídeo registra traficantes usando lixeiras como barricadas na faixa de areia da rua que dá acesso ao morro. Um dos criminosos aparece sem camisa e segurando um fuzil, conversando com outros suspeitos.

Em outro momento, um bandido filma a equipe de reportagem com um celular. Motoristas são vistos piscando o farol antes de avançar, em uma tentativa de atravessar a área com cuidado.

Segundo a Polícia Militar, o tiroteio começou em frente a um shopping da região. Pelo menos cinco criminosos estavam dentro de um táxi, que recebeu ordem de parada, mas não obedeceu.

O confronto se estendeu por cerca de 500 metros, até o ponto onde as imagens foram gravadas. A PM acredita que o veículo seja clonado e que tenha sido usado em assaltos para despistar a polícia.

Morro dos Macacos disputado por facções

A comunidade é alvo de disputa territorial entre traficantes do Comando Vermelho (CV) e do Terceiro Comando Puro (TCP), de acordo com fontes da investigação. O local já tem histórico de confrontos frequentes.

Operação Barricada Zero

Criada em dezembro de 2025, a operação do governo estadual tem o objetivo de retirar barricadas e materiais que dificultam o acesso policial às comunidades. Até o momento, mais de 6 mil toneladas de entulho foram removidas em diferentes pontos do estado. No entanto, a ação ainda não chegou à Vila Isabel.

A PM não descarta a possibilidade de que os suspeitos sejam da comunidade do Jacaré, também na zona norte do Rio, área controlada pelo Comando Vermelho.

Moradores da região afirmam viver em pânico constante. Em nota, a Polícia Militar disse que a área segue sob monitoramento, mas que a situação ainda não foi completamente estabilizada.

O SBT segue acompanhando o caso e os desdobramentos da temporada de verão no litoral e nas áreas urbanas do Rio.

Últimas Notícias