Brasil

Tornado atinge cidade do Paraná e provoca estragos, diz Defesa Civil

Fenômeno ocorrido na cidade de Mercedes, no oeste do estado, provocou ventos de até 180 km/h; não há registro de feridos

• Atualizado em

A cidade de Mercedes, no oeste do Paraná, foi atingida por um tornado na noite de quinta-feira (1º). Segundo a Defesa Civil, apesar dos prejuízos materiais, não há registro de feridos.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o fenômeno foi classificado como tornado F-1. Essa categoria corresponde a ventos entre 117 e 180 quilômetros por hora, capazes de causar danos estruturais moderados.

Os ventos fortes provocaram a queda de árvores e postes, além de danos em telhados e estruturas residenciais. Equipes da Defesa Civil seguem mapeando as áreas mais afetadas para avaliar a extensão dos prejuízos.

Em novembro, o Paraná registrou a passagem de outro tornado, que deixou seis mortos e mais de 400 feridos. O fenômeno atingiu principalmente a cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no interior do estado, mas também causou danos em Guarapuava, Candói e Laranjeiras do Sul.

Ao longo de todo o mês de dezembro, dois tornados atingiram também o Rio Grande do Sul, deixando um rastro de destruição. Os fenômenos foram registrados nos dias 8 e 23, ambos na Serra Gaúcha.

O primeiro, em Flores da Cunha, deixou 80 casas destruídas e atingiu uma vinícola. O segundo, em Vila Rica, no interior de Farroupilha, destruiu 20 casas. Neste último, os ventos foram tão fortes que uma escola teve todo o telhado arrancado.

Últimas Notícias